10 maus hábitos dentários para deixar para trás
Há muitas oportunidades de mudança e auto-aperfeiçoamento ao longo de nossas vidas. As pessoas estabelecem metas para melhorar sua saúde e boa forma, mas a saúde bucal geralmente é deixada de lado. No entanto, cuidar de seus dentes é vital para sua saúde geral. Muitos de nós são bastante consistentes em manter bons hábitos de saúde bucal – escovamos os dentes, passamos fio dental e visitamos o dentista regularmente – mas também tendemos a manter nossos maus hábitos conosco ao longo dos anos. Aqui estão os dez principais maus hábitos para os dentes e como você pode quebrá-los para praticar um bom atendimento odontológico.
Mastigar no gelo
Depois de beber uma boa bebida gelada, é natural triturar os cubos de gelo que sobraram. Isso pode parecer uma tarefa inofensiva. Afinal, gelo é apenas água, então como pode ser ruim para sua saúde bucal? Na realidade, porém, mastigar gelo pode ser muito prejudicial para os dentes. Cada vez que você mastiga gelo, corre o risco de causar rachaduras e lascas no esmalte dos dentes, o que pode ser bastante doloroso e exigir uma visita de emergência ao dentista. Quer saber mais sobre odontologia, acesse clinicaodontologicabh.com/
Solução: Esfrie sua bebida antes de beber para não precisar de gelo. Se você tiver que colocar gelo em sua bebida, beba com um canudo para não ficar tentado a mastigar o gelo. Esta prática de atendimento odontológico protegerá seus dentes de danos desnecessários.
Roer as unhas
Roer as unhas é um hábito terrível por muitas razões. Os médicos alertam contra isso por causa de todos os germes que você está colocando na boca, mas os efeitos nocivos de roer as unhas também se estendem à sua saúde bucal. Para começar, roer as unhas pode quebrar os dentes. Roer as unhas regularmente também pode fazer com que seus dentes se movam para fora do lugar, porque você está colocando o mesmo estresse nos mesmos dentes todas as vezes. Isso pode mudar seus dentes para diferentes posições e tornar seu sorriso menos atraente. Além disso, roer as unhas pode ter um impacto negativo duradouro em sua mandíbula. Quando você roe as unhas regularmente, você projeta sua mandíbula para frente por longos períodos de tempo, o que coloca uma pressão não natural sobre ela e pode levar à disfunção da mandíbula e distúrbios da ATM.
Solução: Existem vários esmaltes amargos por aí que você pode usar para evitar colocar os dedos na boca. Você também pode praticar cuidar bem de suas unhas com as ferramentas adequadas para não ficar tentado a consertá-las com os dentes. Além disso, uma manicure profissional manterá suas unhas bonitas, e investir seu dinheiro suado em uma fará com que você fique mais hesitante em estragar tudo com roer as unhas. Finalmente, peça a ajuda de sua família e amigos para apontar quando você está roendo as unhas e responsabilizá-lo para parar. Você pode não experimentar todos os efeitos nocivos de roer as unhas agora, mas esse mau hábito pode afetar drasticamente sua saúde bucal no futuro. Siga estas etapas para abandonar esse hábito agora, para evitar os efeitos negativos nos próximos anos.
Escovar os dentes com muita força
Escovar os dentes é um ótimo hábito de atendimento odontológico e é necessário para manter uma boa saúde bucal. No entanto, se você escovar os dentes com muita força, pode estar fazendo mais mal do que bem. A escovação agressiva pode desgastar o esmalte dos dentes, tornando-os mais propensos a danos, cáries e sensibilidade. Escovar os dentes com muita força também pode irritar as gengivas e até mesmo causar retração, o que pode expor suas raízes e levar à sensibilidade a alimentos e bebidas frios, quentes, doces ou ácidos.
Solução: Escove os dentes com uma escova de cerdas macias. Procure uma escova de dentes que tenha o rótulo ADA, pois isso significa que as cerdas da escova de dentes são macias o suficiente para evitar danos, mas ainda firmes o suficiente para limpar adequadamente os dentes. Quando estiver escovando, não esfregue os dentes, mas massageie-os suavemente com a escova de dentes. Se você mantiver isso em mente, sua rotina de atendimento odontológico melhorará e levará a uma melhor saúde bucal.
Abrindo embalagens com os dentes
Dentes não são ferramentas! Seus dentes são feitos para comer, não para abrir embalagens ou garrafas ou carregar objetos quando os braços estão cheios. Usar os dentes para qualquer outra coisa além de comer pode levar a uma série de lesões nos dentes, desde dentes rachados ou lascados até danos na mandíbula. Essas lesões podem ser dolorosas e causar danos duradouros à sua saúde bucal. A conveniência de usar os dentes como ferramentas não compensa o dano potencial. O Blog Clinica Odontológica Bh detalha outras coisas importante para sua higiene bucal, veja a seguir https://clinicaodontologicabh.com/blog/
Solução: reserve um segundo extra para encontrar a ferramenta adequada para a tarefa em mãos ou alguém que possa ajudá-lo. Encontre uma tesoura para esse pacote, um abridor de garrafas para essa garrafa ou alguém com mãos fortes para ajudar. Pense no que você está colocando na boca, e se não for comida, não faça isso.
Lanches constantemente ao longo do dia
Comer constantemente ao longo do dia aumenta suas chances de cáries. Isso é especialmente verdadeiro quando seus lanches são açucarados ou ricos em amido. As bactérias indutoras de cárie adoram se deliciar com esses alimentos, e lanches constantes significam que há comida grudada na boca por um tempo ao longo do dia, permitindo que as bactérias ataquem sua saúde bucal.
Solução: Você deve comer refeições balanceadas para se sentir saciado por mais tempo, reduzindo a necessidade de lanches. Quando você precisar comer um lanche, opte por alimentos com baixo teor de açúcar e gordura para reduzir a probabilidade de cáries. Também é uma boa prática usar fio dental depois de comer qualquer coisa que possa ficar presa nos dentes. Em seguida, lave a boca com água para se livrar de qualquer resto de comida.
Apertando e rangendo os dentes
O estresse pode fazer com que as pessoas desenvolvam o hábito de apertar e ranger os dentes , muitas vezes sem perceber. Isso pode levar a rachaduras ou lascas nos dentes, além de danos e dor na mandíbula. Esses maus hábitos também podem fazer com que seus dentes se desgastem com o tempo.
Solução: Se você está rangendo ou apertando os dentes, a solução pode ser tão simples quanto encontrar maneiras produtivas de lidar com o estresse, como exercícios, respiração profunda ou aconselhamento. Reduzir a ingestão de cafeína e álcool também pode ajudar. À noite, você pode usar um protetor bucal para proteger seus dentes. Seu dentista geral pode ajudá-lo a encontrar a melhor solução para a causa de seus dentes rangendo e apertando.
Comer e beber substâncias açucaradas
Alimentos e bebidas açucarados podem ser prejudiciais à sua saúde bucal. O açúcar promove a cárie dentária, portanto, quantidades grandes ou concentradas devem ser evitadas. Isso inclui doces, lanches açucarados, refrigerantes, bebidas esportivas e sucos de frutas. Todos estes são ricos em açúcar e colocam você em maior risco de cáries. Além do açúcar, os refrigerantes também contêm ácidos que removem o esmalte dos dentes, tornando-o ainda mais suscetível à cárie dentária.
Solução: A melhor prática de atendimento odontológico é evitar alimentos e bebidas açucarados. No entanto, se você optar por comer, certifique-se de comê-los com as refeições para que a saliva extra produzida durante a refeição ajude a lavar os açúcares. Enxágue a boca com água depois de comer para se certificar de que não há açúcares grudados na boca.
Fumar ou Mascar Tabaco
Os produtos do tabaco são muito ruins para sua saúde bucal. Eles mancham os dentes, causam doenças nas gengivas e periodontais, e podem causar cáries e até mesmo a perda dos dentes. Os produtos do tabaco também podem causar câncer na boca, língua e lábios. Todas as áreas da boca são afetadas negativamente pelo fumo e pelo tabaco de mascar.
Solução: Para salvar sua saúde bucal, consulte seu médico para ajudar a criar um plano para parar de usar produtos derivados do tabaco.
Praticar esportes sem protetor bucal
Basta um golpe na boca durante um jogo para causar grandes danos dentários. Você pode lascar, quebrar ou até perder dentes ao praticar esportes de contato. Esses danos podem ser dolorosos e difíceis de consertar.
Solução: Se você quer praticar um bom atendimento odontológico, compre um protetor bucal para usar enquanto pratica esportes de contato. Seu dentista geral pode personalizar você com um protetor, ou você pode comprar um protetor móvel na loja. Esta é uma maneira fácil de evitar danos desnecessários aos dentes e problemas de saúde bucal.
Mastigar canetas e lápis
Muitas pessoas têm a tendência de mastigar seus lápis ou canetas enquanto se concentram, e muitas vezes nem percebem que estão fazendo isso. No entanto, devemos novamente encorajá-lo a evitar colocar itens na boca que não sejam alimentos. Mastigar um utensílio de escrita pode colocar muita pressão nos dentes, fazendo com que eles se desloquem, lasquem ou rachem. Também pode irritar o tecido mole dentro dos dentes, causando dor e sensibilidade. Com o tempo, sua mandíbula também pode sofrer danos dolorosos por morder algo que não cede.
Solução: Quando você sentir a necessidade de mastigar, procure um chiclete sem açúcar. Esta é a melhor opção de mastigação porque é mais macia e coloca menos pressão na mandíbula e nos dentes. Apenas certifique-se de escolher chicletes sem açúcar para evitar cáries!