Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Sem categoria

6 Maneiras de Desentupir a Pia da Cozinha

Lá estava eu, cuidando da minha vida, lavando a louça depois do jantar como sempre faço. Depois de esfregar e enxaguar a frigideira, percebi que a água não estava escorrendo da pia. Verifiquei se algo estava bloqueando a abertura do dreno – nada. Liguei o triturador de lixo, mas foi apenas uma solução temporária. Conforme continuei lavando os pratos, a drenagem foi ficando cada vez mais lenta. Com uma pia entupida em minhas mãos, minha limpeza depois do jantar estava prestes a ficar mais intensa.

Tenho certeza de que não sou o único a experimentar o inconveniente de ralos entupidos. Pias de cozinha entupidas estão entre os problemas de drenagem mais comuns que afetam os proprietários de residências, principalmente porque restos de comida e resíduos de sabão são pesadelos para uma drenagem suave. Felizmente, ralos entupidos também são um dos reparos domésticos mais fáceis de fazer por conta própria. No entanto, antes de arregaçar as mangas e entrar no espírito do faça-você-mesmo, certifique-se de estar ciente dos mitos do encanamento que podem levá-lo ao erro.

Quando se trata da pia da cozinha, por exemplo, não pense que Drano e outros produtos de limpeza de ralos à base de produtos químicos são fáceis de consertar. Os produtos químicos às vezes podem causar mais danos ao seu sistema, mesmo que o entupimento pareça ter consertado inicialmente. Além disso, o backsplash de bloqueios teimosos pode prejudicar seriamente sua pele e olhos. Você pode evitar essas catástrofes com outros métodos de reparo de entupimento, alguns usando utensílios domésticos comuns e outros exigindo um êmbolo simples ou ação de cobra do encanador.

Não chame o encanador ainda! Há uma boa chance de você mesmo resolver o problema com um destes seis métodos para desentupir a pia da cozinha:

1. Ataque com água fervente

Quando cabelo, gordura, resíduos de sabão e outros detritos ficam presos no ralo, água fervente pode ser tudo de que seus canos precisam para soltar o bloqueio. É a solução mais simples, o que significa que deve ser sua primeira jogada ao tentar desobstruir uma pia.

Fácil como 1-2-3, aqui estão as etapas a seguir:

  • Leve meio galão de água para ferver no fogão ou use uma chaleira para aquecer a água.
  • Despeje a água fervente diretamente na abertura do dreno.
  • Abra a torneira para ver se a água escoa de forma regular. Se ainda estiver drenando lentamente ou parado na pia, repita o processo.

Observação importante: não tente este método se o dreno estiver conectado a tubos de PVC, pois a água fervente pode derreter ou danificar o plástico.

Se a água fervente não conseguir desalojar a obstrução após a segunda tentativa, é hora de passar para outro método. Infelizmente, você tem um entupimento de pia que é muito teimoso para a abordagem simples de água fervente.

2. Verifique a disposição do lixo

Se sua pia tem um triturador de lixo, pode ser o culpado de seus problemas de drenagem. Se a obstrução estiver no descarte, ligá-la geralmente quebrará o bloqueio. Os descartes superaquecidos ou disfuncionais podem nem mesmo ligar, mas você pode ativar o botão de reinicialização na lateral ou inferior da unidade para uma reinicialização fácil. Após reiniciar o descarte, tente ligá-lo novamente para limpar a obstrução.

Se você ligar o descarte e ouvir um zumbido baixo, a unidade pode estar emperrada ou quebrada. Antes de fazer qualquer coisa para consertar o seu descarte , lembre-se de desconectar a energia da unidade e nunca – e nós queremos dizer nunca – colocar a mão no descarte. A partir daí, você pode tentar quebrar o entupimento no descarte girando as lâminas manualmente. Você pode fazer isso inserindo uma chave Allen no orifício na parte inferior do triturador e girando até sentir menos resistência, o que significa que o bloqueio está começando a se desfazer. Se isso não funcionar, siga estas dicas para desentupir o seu triturador de lixo . Uma vez desobstruído, ligue a energia novamente e teste o descarte. Se tudo parecer bem, abra a torneira para ver se a drenagem da pia voltou ao normal.

Lembre-se de que a inspeção do descarte de lixo pode não revelar obstruções ou problemas; nesse caso, você pode pular direto para um método de desentupimento diferente.

3. Afaste o bloqueio

Depois de estabelecer que o problema não é o descarte, é hora de tirar o êmbolo. Mas lembre-se: embora você possa usar o êmbolo do vaso sanitário se for tudo o que tiver em mãos, Dengarden sugeriu usar um de fundo plano para o trabalho. Com o êmbolo pronto, siga estas etapas:

  • Encha a pia com água quente até que esteja meio cheia e crie uma vedação ao redor do ralo.
  • Posicione o êmbolo sobre o dreno e comece a bombear para cima e para baixo rapidamente várias vezes.
  • Remova o êmbolo e espere para ver se a água escoa.
  • Repita o processo até que a água escoe livremente.

Se a pia ainda não estiver drenando corretamente após várias tentativas de mergulho, você conhece o procedimento. É hora de tentar um método diferente.

4. Divida com bicarbonato de sódio e vinagre

Essa abordagem é uma alternativa natural ao uso de limpadores químicos de drenos em ralos entupidos. Para sua conveniência, o bicarbonato de sódio e o vinagre também são itens domésticos comuns que você provavelmente já tem na cozinha. Siga estas etapas para permitir que a mistura faça sua mágica:

  • Remova a água parada da pia com um copo ou tigela.
  • Despeje uma xícara de bicarbonato de sódio pelo ralo, usando uma espátula ou colher para empurrar o pó pelo ralo, se necessário.
  • Despeje uma xícara de vinagre branco pela abertura do ralo.
  • Coloque uma rolha ou tampa no ralo para selar a abertura.
  • Deixe a mistura descansar por 15 minutos.
  • Remova a tampa e deixe correr água quente da torneira pelo ralo.
  • Use água fervente para quebrar tamancos mais intensos.

Como acontece com qualquer método de desobstrução, essa alternativa natural não tem uma taxa de sucesso de 100%. No entanto, se parecer que você está progredindo na obstrução após concluir as etapas, repita o processo para dobrar o bloqueio.

5. Experimente a cobra do encanador

Os tamancos que resistem vão exigir a força de uma cobra de encanador para combater o bloqueio. A ferramenta possui uma serpente em espiral que desce até o ralo. Assim que a cobra atingir uma obstrução, você pode girar a manivela para desalojar os detritos e puxá-la para fora do ralo. Cobras elétricas fornecem ainda mais energia para lidar com ralos entupidos.

Se você não tiver uma cobra de encanador, pode criar uma improvisada com um cabide de arame. Basta usar um alicate de bico fino para desenrolar o cabide em um longo pedaço de arame. Mantenha a extremidade em forma de gancho, pois é ela que você usará para agarrar os destroços. Se necessário, você pode usar o alicate para ajustar o ângulo do gancho para que ele possa passar facilmente pela abertura de drenagem.

Não importa qual ferramenta você esteja usando, simplesmente coloque-a no ralo alguns metros de cada vez. Tente não empurrar com muita força, pois você pode empurrar acidentalmente o entupimento ainda mais para baixo do tubo. Quando sentir que a ponta da ferramenta bate em uma obstrução, prenda-a e puxe os detritos pelo ralo. Continue fazendo isso até ter certeza de que o bloqueio foi removido. Jogue água quente pelo ralo para ver se você está certo.

6. Limpe o P-trap

Se a água ainda não estiver drenando corretamente, pode haver um bloqueio no P-trap, também conhecido como o tubo em forma de cotovelo embaixo da pia. Alimentos, gordura e outros detritos podem ficar presos no cano, fazendo com que a pia escoe lentamente ou não drene, porque a água atinge um obstáculo ao descer.

A solução é desmontar o tubo para limpar a sujeira que está causando o bloqueio. Aviso: Esta tarefa pode ficar um pouco confusa, então você pode querer se preparar com luvas, óculos e toalhas. Quando estiver pronto, siga estas etapas para limpar o P-trap:

  • Coloque um balde embaixo do tubo. Isso irá capturar qualquer água retida ou detritos que possam cair quando você abrir o P-trap.
  • Desparafuse os conectores da armadilha que prendem a peça curva ao tubo de drenagem vertical e horizontal. Deve haver uma porca corrediça em cada extremidade do P-trap.
  • Remova a armadilha P e limpe o tubo de todos os detritos, sujeira e resíduos.
  • Reconecte a armadilha.
  • Abra a torneira para escorrer a água pelo ralo.

Se a situação de drenagem ainda não estiver adequada, o entupimento pode estar mais acima no tubo. De volta à pia, você vai encontrar a origem do bloqueio. Veja o que fazer quando você chegar lá:

  • Repita as etapas para remover o P-trap.
  • Remova o tubo horizontal que conecta o sistema à parede.
  • Alimente uma cobra, broca ou cabide de encanador no tubo da parede. Quando você sentir uma obstrução, use sua ferramenta para puxar o bloqueio para fora do tubo.
  • Repita o processo até remover todos os detritos.
  • Remonte os tubos e o P-trap, apertando os conectores manualmente. (Dica profissional da Home Depot: não aperte demais , pois isso pode causar rachaduras nos conectores.)
  •  Deixe correr água quente para enxaguar o dreno.

Antes de comemorar seu trabalho manual, verifique embaixo da pia enquanto a água está correndo para ter certeza de que não há vazamento dos canos. Se você notar vazamentos, certifique-se de que todos os conectores estejam apertados. Quando estiver livre das gotas, seque qualquer respingo de água embaixo da pia ou no chão e você está pronto para ir.

Se você chegou a este ponto e sua pia ainda não está drenando, pode haver um problema maior em jogo. É hora de ceder e agendar uma consulta com um encanador para uma correção profissional.

Como prevenir obstruções futuras

Agora que a pia da cozinha está drenando corretamente novamente, certifique-se de tomar medidas para evitar que os entupimentos voltem. A medida preventiva mais importante é evitar o descarte de itens prejudiciais no ralo. Isso inclui:

  • Graxas, gorduras e óleos.
  • Carne.
  • Grãos de café.
  • Cascas de ovo.
  • Alimentos ricos em amido, como massa, arroz ou pão.
  • Cascas de frutas, caroços e adesivos.
  • Chiclete.
  • Pintura.
  • Produtos de papel, como toalhas de papel ou embalagens de alimentos.

Em vez disso, coloque gordura de cozinha em uma lata velha e descarte o recipiente quando estiver cheio. Você pode adicionar certos resíduos, incluindo borra de café, à cobertura morta ou pilhas de composto.

O Home Depot também aconselhou os proprietários de residências a não sobrecarregar o triturador de lixo. Tente não triturar mais de uma xícara de resíduos alimentares por vez e, é claro, evite enviar qualquer um dos itens acima para o descarte. Outra dica de manutenção profissional: crie uma solução igual de vinagre e água e congele a mistura em uma bandeja de cubos de gelo. Cerca de uma vez por mês, triture alguns cubos à sua disposição para remover o acúmulo de resíduos de alimentos e manter a unidade fresca. Aqui estão mais o que fazer e o que não fazer quanto ao descarte de lixo para manter os ralos limpos e claros.

Outro bom hábito para o bem dos seus cachimbos é jogar água quente pelo ralo após cada uso da pia para manter tudo limpo. Você também pode usar uma tampa de drenagem para coletar os detritos antes que eles causem danos aos tubos.Embora ralos entupidos sejam uma solução fácil de DIY, estar preparado para problemas sérios de encanamento antes que eles surjam é sempre uma boa estratégia. Veja como podem ajudar com os custos de reparos cobertos.