Devo consultar um nefrologista ou urologista?
Você está sentindo dor ao urinar, sangue na urina, desconforto nas laterais do corpo ou falta de controle sobre quando vai ao banheiro? Então provavelmente é hora de consultar um médico. A questão é: que tipo de médico você consulta?
Circunstâncias específicas geralmente requerem a ajuda de um especialista. No caso de problemas renais e urinários, existem dois tipos de especialistas que podem ajudá-lo: nefrologistas e urologistas.
Nefrologistas
Um nefrologista é um médico especializado em tratar e tratar problemas renais. Eles podem ajudar a diagnosticar problemas renais, como infecção renal, doença renal , cálculos renais e muito mais.
Além disso, eles trabalham com pessoas que têm pressão alta, também conhecida como hipertensão . Como os rins são responsáveis por filtrar o sangue, eles podem ser bastante afetados pela pressão alta. Por sua vez, sua pressão arterial pode ser afetada negativamente por rins danificados.
Os nefrologistas normalmente colhem amostras de sangue e urina enquanto aprendem mais sobre sua dieta atual, hábitos de bem-estar, história familiar e muito mais. A partir daí, eles determinam o que está causando problemas e como isso pode ser resolvido.
Freqüentemente, isso ocorre por meio de mudanças no estilo de vida e na dieta alimentar.
Se você está sofrendo de insuficiência renal, pode ser submetido a diálise, que um nefrologista pode realizar. É quando o sangue é retirado do sistema, filtrado por uma máquina e depois colocado de volta.
Urologistas
Um urologista é um médico especializado em sistema do trato urinário e órgãos reprodutivos masculinos. O trato urinário inclui os rins, portanto , há alguma sobreposição entre o que os nefrologistas e os urologistas fazem.
No entanto, os urologistas lidam com muito mais do que questões relacionadas aos rins. Embora possam ajudar com cálculos renais e câncer de rim, eles também tratam doenças como problemas urinários ou da bexiga, problemas de próstata, disfunção erétil, ITUs e muito mais. Eles podem realizar vasectomias também.
Isso traz outra distinção importante entre urologistas e nefrologistas: os urologistas podem realizar cirurgias . Isso fornece mais opções de tratamento ao lidar com problemas como pedras nos rins.
O que eu preciso?
O tipo de especialista que você deve consultar depende da situação que você está enfrentando. Como os sintomas decorrentes de problemas na bexiga, ITUs e problemas renais podem ser muito semelhantes, nem sempre é óbvio para que você precisa de tratamento.
Freqüentemente, o primeiro passo é consultar seu médico de atenção primária. Eles poderão fazer um exame inicial e recomendar você a um especialista. Na verdade, seu seguro de saúde pode exigir uma referência antes que você possa consultar um especialista.
O foco da Nefrologia está no diagnóstico e gerenciamento de doenças que afetam o funcionamento dos rins. Nefrologistas são médicos especializados no diagnóstico e tratamento de doenças renais e do sistema urinário, como inflamação dos rins, doença renal crônica, hipertensão ou efeitos da hipertensão e diabetes nos rins, efeitos colaterais de medicamentos no rins e também complicações de muitas outras doenças na maneira como os rins funcionam para filtrar o sangue e mantê-lo limpo. Nefrologistas controlam distúrbios eletrolíticos, como baixo ou alto teor de sódio, potássio e cálcio. Os nefrologistas recomendam tratamentos médicos não cirúrgicos para eliminar esses distúrbios e quem desenvolve cálculos renais, diagnostica e prescreve medicamentos para evitar que voltem novamente.
Urologistas são médicos especializados no diagnóstico e tratamento de doenças dos rins e do sistema urinário em homens e mulheres e distúrbios do aparelho reprodutor masculino. Os urologistas realizam cirurgias e tratam problemas de micção, como dificuldade em reter a urina (incontinência), tumores, cistos, crescimentos ou cálculos do sistema urinário, tratam também problemas do aparelho reprodutor masculino.
O coração e os rins entregam nosso sangue vital
Pense no coração e nos rins como o sistema de filtragem de um poço. O coração bombeia sangue por todo o corpo, levando oxigênio e nutrientes aos órgãos, músculos e outras partes. No entanto, o sangue pode conter resíduos como ácido úrico, excesso de sódio, potássio e creatinina. É aqui que os rins assumem o controle.
Antes que o sangue circule pelo corpo, os rins filtram esses resíduos, junto com o excesso de água, para formar a urina. Os rins também ajudam a controlar a pressão arterial e equilibrar os minerais. O sangue e os resíduos são então separados: a urina é transportada para a bexiga e o sangue limpo corre por todo o nosso corpo.
Sem o sistema de filtração dos rins, o coração teria que tentar limpar o próprio sangue, e isso acrescentaria muito à sua carga de trabalho. Portanto, se o rim está comprometido, o coração também está , pessoas com doença renal têm maior risco de doença cardíaca.
Pense em seu coração e rins trabalhando juntos agora. Os rins, posicionados abaixo da caixa torácica, de cada lado da coluna, filtram o sangue a cada batida do coração.
Não precisamos desempenhar papéis passivos nesta colaboração. Essas três práticas de estilo de vida podem melhorar a saúde dos rins e, portanto, sua capacidade de limpar o sangue, para fortalecer o coração e o corpo.
Beba Água
Não é álcool ou refrigerantes, mas água e bebidas com baixo teor de açúcar. Isso ajudará a diluir os minerais e sais na urina que podem contribuir para as pedras nos rins . A pesquisa mostrou que os pacientes com pedras nos rins têm 19% mais probabilidade de sofrer de doença cardíaca coronária.
Faça uma dieta bem balanceada
Grandes quantidades de carne vermelha e outras proteínas animais podem aumentar a quantidade de ácido úrico no corpo e contribuir para a formação de pedras. A alta ingestão de sódio também está associada a cálculos renais , porque aumenta a quantidade de cálcio na urina, portanto, leia os rótulos. Mesmo o excesso de alguns alimentos saudáveis , beterraba e espinafre pode contribuir para a formação de pedra. Aqueles que são suscetíveis devem comer esses alimentos com moderação.
Não fume
O tabagismo é uma das principais causas de câncer de rim e de bexiga . As toxinas da fumaça chegam à corrente sanguínea, de modo que os rins ficam expostos a elas quando filtram o sangue. A bexiga é então exposta a essas toxinas enquanto armazena a urina (até oito ou nove horas entre adultos). Fumar também contribui para uma série de problemas cardíacos, incluindo pressão alta.