Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Sem categoria

Maneiras fáceis de prevenir pedras nos rins

Não subestime seu suor.

Saunas, ioga quente e exercícios pesados ​​podem ser bons para a saúde, mas também podem causar pedras nos rins. Por quê? A perda de água pelo suor – seja devido a essas atividades ou apenas pelo calor do verão – leva a uma menor produção de urina. Quanto mais você suar, menos urina, o que permite que os minerais causadores de pedras se depositem e se liguem aos rins e ao trato urinário.

Uma das melhores medidas que você pode tomar para evitar pedras nos rins é beber muita água, o que o leva a urinar muito. Portanto, mantenha-se bem hidratado, principalmente ao praticar exercícios ou atividades que causem suor excessivo.

Não é apenas o oxalato.

O oxalato é encontrado naturalmente em muitos alimentos, incluindo frutas e vegetais, nozes e sementes, grãos, legumes e até mesmo no chocolate e no chá. Alguns exemplos de alimentos que contêm altos níveis de oxalato incluem: amendoim, ruibarbo, espinafre, beterraba, chocolate e batata doce. A ingestão moderada desses alimentos pode ser benéfica para pessoas que formam cálculos de oxalato de cálcio, o principal tipo de cálculo renal.

Um equívoco comum é que apenas cortar os alimentos ricos em oxalato em sua dieta reduzirá a probabilidade de formação de cálculos renais de oxalato de cálcio. Embora em teoria isso possa ser verdade, essa abordagem não é inteligente do ponto de vista geral da saúde. A maioria dos cálculos renais é formada quando o oxalato se liga ao cálcio, enquanto a urina é produzida pelos rins.

É importante comer e beber alimentos ricos em cálcio e oxalato durante as refeições. Ao fazer isso, o oxalato e o cálcio têm maior probabilidade de se ligar um ao outro no estômago e nos intestinos antes do início do processamento dos rins, tornando menos provável a formação de cálculos renais.

Fonte de reprodução: Getty imagens

O cálcio não é o inimigo.

Mas tende a ter uma má reputação! Muito provavelmente, devido ao seu nome e composição, muitos têm a impressão de que o cálcio é o principal culpado nas pedras de oxalato de cálcio. “Ainda vejo pacientes que se perguntam por que estão recebendo pedras recorrentes, apesar de reduzir a ingestão de cálcio”, disse o Dr. Jhagroo. “Eu até tive pacientes que disseram que seus médicos lhes disseram para reduzir a ingestão de cálcio.” Na verdade, uma dieta pobre em cálcio aumenta o risco de desenvolver pedras nos rins.

Não reduza o cálcio. Trabalhe para reduzir o sódio em sua dieta e para combinar alimentos ricos em cálcio com alimentos ricos em oxalato.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Quando a vida lhe entrega pedras nos rins.

E como diz o ditado, “faça limonada.” É importante considerar os remédios dietéticos junto com os medicamentos prescritos.

Da próxima vez que você passar por uma banca de limonada, considere seus rins. Os cálculos renais crônicos são frequentemente tratados com um citrato alcalino (menos ácido), como o citrato de potássio, para ajudar a prevenir certas pedras, se o citrato da urina estiver baixo e os níveis de pH da urina forem muito baixos (ou muito ácidos). Os sucos cítricos contêm citrato (ácido cítrico), mas podem ser necessárias grandes quantidades. Além disso, tome cuidado com o açúcar. Pode ser considerado concentrado de suco de limão (4 onças por dia) misturado com água. 

Fonte de reprodução: Getty imagens

O citrato alcalino pode ser prescrito e está disponível sem prescrição médica. O citrato alcalino pode ser administrado com um ou mais minerais, como sódio, potássio ou magnésio para ajudar a prevenir a formação de cálculos. O objetivo é aumentar o citrato de urina (para prevenção de cálculos de cálcio) e aumentar o pH da urina (ou tornar a urina menos ácida ou mais alcalina, para prevenção de ácido úrico e cálculos de cistina) O objetivo é manter o pH em equilíbrio. Fale com um médico ou outro profissional de saúde sobre as opções de tratamento certas para você, incluindo produtos sem prescrição e remédios caseiros. Pessoas com doença renal podem precisar observar a ingestão de sódio, potássio ou outros minerais, dependendo do estágio da doença renal ou de outros fatores.

Fonte:https://www.r7.com