A técnica cirúrgica da abdominoplastia
Como em toda cirurgia estética, não existe uma técnica universal de abdominoplastia. Dependendo da anatomia inicial do paciente, o cirurgião irá sugerir ao paciente a técnica mais adequada para atingir o resultado desejado.
- Uma incisão horizontal que sobe ligeiramente lateralmente é realizada logo acima do púbis, o mais baixo possível. Dependendo da técnica utilizada e da morfologia inicial do abdômen do paciente, a forma e o comprimento da incisão podem variar. A incisão pode envolver toda a parede abdominal ou apenas uma parte.
- A pele é então separada da parede abdominal até o nível das costelas. Se os músculos do abdômen foram relaxados ou removidos durante a gravidez, isso é chamado de diástase. Eles são então esticados e costurados ao longo da linha média. Isso permite que a barriga fique mais plana e a cintura mais embalada.
- A pele é puxada para baixo e o excesso de pele é removido . Em alguns casos, pode ser necessário remover o umbigo do tecido circundante e recolocá-lo após a remoção do excesso de pele. Haverá uma cicatriz ao redor do umbigo.
A abdominoplastia é sempre acompanhada de uma lipoaspiração de gordura em excesso , o que permite uma cintura mais fina e limita o risco de descolamento, mantendo os vasos linfáticos íntegros, facilitando a recuperação pós-operatória.
Anestesia
O procedimento é mais frequentemente realizado sob anestesia locorregional, raquianestesia ou peridural (como durante o parto) com sedação associada. Também pode ser realizada sob anestesia geral, mas sempre associada à anestesia local. Esses tipos de anestesia fornecem um controle muito bom da dor pós-operatória.
Duração de uma abdominoplastia
A duração da intervenção é geralmente entre 1 hora e 30 e 2 horas . Dependendo da importância da correção, no entanto, a intervenção pode durar substancialmente mais ou menos dependendo do paciente.
Recuperação após uma abdominoplastia
A dor é moderada e pode ser aliviada com analgésicos simples na ausência de diástase. Eles são um pouco mais importantes no caso de reparação muscular, então o tratamento analgésico é adequado.
Convalescença após esta cirurgia estética da barriga
Ao final da clínica, é necessário respeitar um período de descanso total de 10 dias . A posição sentada prolongada deve ser proibida nos primeiros dias após o procedimento. Levantar-se e caminhar no dia seguinte à cirurgia é necessário para reduzir o risco de flebite . Os tratamentos anticoagulantes são geralmente prescritos por dez dias como medida preventiva. A porta de uma bainha compressiva é obrigatória por 2 a 4 semanas após o procedimento. É possível voltar ao trabalho após 1-2 semanas. As atividades esportivas podem ser realizadas após pelo menos 4-6 semanas de recuperação.
Quando posso ver o resultado de uma abdominoplastia?
O resultado do procedimento pode ser avaliado imediatamente, apesar do edema pós-operatório. O edema diminui gradualmente nos dias e semanas após a operação. Uma fisioterapia de drenagem e fisioterapia iniciada nos dias seguintes à intervenção é muito útil para favorecer uma recuperação mais rápida e confortável.
Possíveis Riscos
Os riscos de infecção são muito raros . O risco de necrose cutânea é extremamente raro . No entanto, pode ocorrer necrose em alguns pacientes, especialmente no caso de fumantes. Fumar aumenta o risco de complicações cirúrgicas de qualquer cirurgia. Parar de fumar de 6 a 8 semanas antes do procedimento elimina esse risco adicional. Se você fuma, converse com seu médico, cirurgião e anestesiologista.
Fonte: https://www.r7.com