O que é abdominoplastia?
A cirurgia de abdominoplastia permite eliminar o excesso de pele e de gordura do abdómen, assim como reforçar os seus músculos. É uma operação que é feita com grande frequência por Cirurgiões Plásticos (especialistas em cirurgia plástica).
Na última década, tem-se assistido a uma tendência para um aumento muito grande do número de abdominoplastias realizadas, quer em Portugal quer em outros países do Mundo, incluindo Estados Unidos da América e Brasil. Os excelentes resultados obtidos, funcionais e estéticos, com grande impacto no bem-estar físico e psíquico dos doentes explicam esta tendência. Hoje em dia, um número cada vez maior de doentes procura melhorar o contorno do abdómen. Muitas destas situações surgem após uma gravidez ou no contexto de perda maciça de peso após uma cirurgia bariátrica (banda gástrica, bypass gástrico). Manifestam-se por excesso de pele, excesso de gordura e em muitos casos por enfraquecimento do componente muscular da parede abdominal. A maioria destes problemas de contorno abdominal podem ser tratadas, com grande sucesso, por meio de uma abdominoplastia.
Em muitas das situações clinicas, a abdominoplastia é associada a lipoaspiração de forma a maximizar os resultados estéticos (abdominoplastia com lipoaspiração, lipoabdominoplastia ou mais vulgarmente chamada de abdominoplastia com lipo). A gordura lipoaspirada pode ser usada para aumento de outras áreas do corpo (lipoescultura). A maioria dos doentes submetidos a uma abdominoplastia é do sexo feminino, mas esta técnica também pode ser usada em doentes do sexo masculino (abdominoplastia masculina). Na verdade, a generalização da cirurgia bariátrica com a consequente perda de peso maciça e excesso cutâneo generalizado resultou numa procura crescente deste procedimento por homens.
Abdominoplastia – cicatriz
A cicatriz de uma abdominoplastia é planeada de forma a ficar escondida por um biquíni. É muito importante que o seu Cirurgião Plástico esteja atento a esta situação para que a cicatriz fique localizada o mais inferiormente possível no abdómen. Em muitas situações, a abdominoplastia obriga a fazer uma cicatriz que rodeia o umbigo. Há formas tornar esta última menos visível e ao mesmo tempo de melhorar a aparência do umbigo, muitas vezes alterada por gravidez prévia.
A aparência do umbigo e da área que lhe fica adjacente pode melhorar de forma dramática após uma abdominoplastia. A cicatriz de abdominoplastia, como qualquer outra cicatriz demora cerca de dois anos até atingir a sua aparência definitiva. Durante esse período de tempo passa por uma fase inicial, que dura normalmente cerca de 6 meses, de maior exuberância (hipertrofia fisiológica da cicatriz). O Cirurgião Plástico não tem controlo total sobre a aparência final da sua cicatriz, uma vez que esta última resulta de um processo biológico de longa duração. Apesar de tudo, o médico pode contribuir para uma cicatriz de melhor qualidade ao usar técnica cirúrgica atraumática e terapêuticas específicas para cicatrizes anormais.
Abdominoplastia – preço
O preço médio ou valor de uma cirurgia de abdominoplastia pode variar em função do tipo de procedimento cirúrgico efetuado (abdominoplastia, miniabdominoplastia, cicatriz em âncora ou em “T invertido”, abdominoplastia em flor de Lis, abdominoplastia circunferencial (body lift), etc.
Os valores podem também diferir bastante se forem associados outros procedimentos como a abdominoplastia com lipoaspiração, lipoabdominoplastia ou mais vulgarmente chamada de abdominoplastia com lipo, etc. De modo a conhecermos com exatidão quanto custa uma abdominoplastia é necessária uma avaliação em consulta por parte do médico cirurgião plástico.
Fonte: https://www.r7.com