Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Sem categoria

Apreensão

Apreensão

A compilação da fonte abastecedora de água é processamento fundamental na construção de um sistema de entrega.Deve-se, dessa forma, buscar um origem com consumo capaz de oferecer perfeito entrega à biocenose, além de ser de grande valia a localização da fonte, a topografia da região e a figura de possíveis focos de contaminação.

A apreensão pode ser breve ou subterrânea.A breve é feita nos rios, lagos ou represas, por peso ou bombeamento.Se por bombeamento, uma casa de máquinas é construída juntamente à apreensão.

Essa casa possui conjuntos de motobombas que sugam a água do origem e a enviam para a época de tratamento.A subterrânea é efetuada a partir de poços artesianos, perfurações com 50 a 100 metros feitas no terreno para sintonizar a água dos lençóis subterrâneos.

Essa água similarmente é sugada por motobombas instaladas próximo do mortalha d’ água e enviada à superfície por tubulações.A água dos poços artesianos está, em sua aproximadamente conjunto, isenta de contaminação por bactérias e vírus, além de não entregar turbidez.

a) Tratamento da água de apreensão breve

É composto pelas seguintes fases:

O primeiro passo é emugrecer os metais existentes na água, especialmente o ferro e o manganês, que geralmente se apresentam dissolvidos na água bruta. Para isto, injeta-se cloro ou produto parecido, uma vez que tornam os metais insolúveis na água, permitindo, dessa maneira, a sua retirada nas outras etapas de tratamento.

A retirada das partículas de impureza se começa no reservatório de combinação ágil com a porção de sulfato de alumínio ou cloreto férrico. Esses coagulantes, evidencia o quantidade de aglomerar a impureza, formando flocos. Para otimizar o processamento adiciona-se cal, o que preserva o ph da água no nível apropriado.

Na floculação, a água já coagulada movimenta-se de análogo maneira dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e aparência.

Na decantação, os flocos formados antigamente separam-se da água, sedimentando-se, no fundo dos tanques.

A água também possui impurezas que não foram sedimentadas no processamento de decantação. Dessa forma, ela necessita mudar por filtros constituídos por camadas de cálculo ou cálculo e antracito suportadas por cascalho de vários tamanhos que sobressalente a impureza também remanente.

A água já está aberta no momento em que chega a esta etapa. Porém ela recebe também mais uma elemento: o cloro. Esse elimina os germes nocivos à saúde, garantindo similarmente a qualidade da água nas redes de subdivisão e nos reservatórios.

Para ajudar as canalizações das redes e das casas em oposição a corrosão ou incrustação, a água recebe uma porção de cal, que corrige seu ph.

Por fim a água é fluoretada, em atendimento à Pórtico do Ministério da Saúde.Consiste na aplicação de uma porção de composto de flúor ( ácido fluossilícico).Reduz a existência da consumição dentária, especificamente no tempo de formação dos dentes, que vai da preparação até a idade de 15 anos.

Enferrujamento

Coalhadura

Floculação

Decantação

Coação

Desinfecção

Revisão de ph

Fluoretação

b) Tratamento da água de apreensão subterrânea

A água captada a partir de poços profundos, na maioria das vezes, não necessita ser fraude, bastando somente a desinfecção com cloro. Isto acontece visto que, nesse caso, a água não apresenta qualquer turbidez, eliminando as outras fases que são necessárias ao tratamento das águas superficiais.

Reservação

A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades:

preservar a consistência do entrega, mesmo quando é preciso paralisar a fabricação para preservação em qualquer uma das unidades do sistema;

reparar às confrontos extraordinárias, como as que ocorrem nos períodos de calor intenso ou no momento em que, ao longo o dia, usa-se muita água ao mesmo tempo (na momento do almoço, por exemplo ). Quanto à sua opinião em correlação ao solo, os reservatórios são classificados em subterrâneos (enterrados), apoiados e elevados.

Redes de subdivisão

Para alcançar às casas, a água passa por diversos canos enterrados sob a piso das ruas da município. Essas canalizações são chamadas redes de subdivisão. Para que uma barga de subdivisão possa ter êxito perfeitamente, é preciso ocorrer pressão satisfatória em todos os seus pontos. No qual há menor pressão, instalam-se bombas, chamadas boosters, fulano propósito é bombear a água para locais mais grandes.

Várias vezes, é necessário desenvolver estações elevatórias de água, equipadas com bombas de maior personalidade. Nos trechos de redes com pressão em exagero, são instaladas válvulas redutoras.

Ligações domiciliares

A ligamento hospedar é uma instalação que une a barga de subdivisão à barga interna de cada aposento, empresa ou indústria, fazendo a água alcançar às torneiras.

Para moderar, pensar e gravar a porção de água consumida em cada inabalável, instala-se um hidrômetro juntamente à ligamento.A taxa mínima da COPASA efetua direito a um uso residencial de 6.000 litros de água por mês.

Extrapolar este divisa, a conta de água é calculada sobre a porção de litros que foi consumida e registrada pelo hidrômetro. Estação de tratamento de água