Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Blog

Métodos de saneamento e importância da gestão de resíduos

Fonte: Reprodução: Pinterest

O que é saneamento?

O saneamento é um dispositivo para prevenir o contato humano com os perigos de resíduos e águas residuais de esgoto. É um método de preparação para proteger e promover a saúde.

Tipos de Resíduos

Os resíduos que são prejudiciais à saúde incluem fezes humanas e animais, resíduos sólidos, águas residuais domésticas, resíduos industriais e resíduos agrícolas.

O que é gerenciamento de resíduos?

A Gestão de Resíduos é uma estratégia onde se cuida da geração, prevenção, caracterização, monitoramento, tratamento, manuseio, reaproveitamento e disposição residual dos resíduos sólidos (produzidos pela atividade humana).

Tipos de técnicas de descarte

Fonte: Reprodução: Pinterest

Aterro

Este é um método comum que envolve enterrar os resíduos. Os aterros são geralmente projetados em locais como antigos vazios de mineração não utilizados, pedreiras ou fossas de empréstimo. Isso é o que o torna um método eficaz e barato. Mas existem lacunas associadas a este método. O cuidado adequado deve ser tomado para evitar vermes, lixo levado pelo vento, lixiviado, gás de efeito estufa, etc. Você não gostaria de descartar um resíduo e dizer olá para um monte de novos perigos.

Incineração

A incineração, também chamada de tratamento térmico, elimina os resíduos sólidos, líquidos e gasosos por meio da combustão, convertendo-os em resíduos gasosos. Pode ser na forma de calor, gás, vapor ou cinza. Este método pode ser realizado em pequena ou grande escala. Novamente, há uma desvantagem desse método amplamente usado. Poluentes gasosos como dioxinas, furanos e PAHs têm efeitos ambientais adversos.

Reciclando

Este método coleta e reutiliza materiais residuais, como recipientes de bebidas e latas de alimentos. Os materiais usados ​​para fazer esses itens são reprocessados ​​em novos produtos. O material para reciclagem é coletado separadamente do lixo geral por meio de um procedimento denominado coleta na calçada.

PVC, LDPE, PP e PS são relativamente mais fáceis de reciclar porque geralmente são compostos de um único tipo de composto. Já os equipamentos eletrônicos são mais difíceis devido à complexidade dos produtos envolvidos. Por exemplo, um computador requer muita desmontagem antes mesmo de você começar a reciclar.

Por que gerenciar resíduos?

A Organização Mundial da Saúde declara que:

“Saneamento geralmente se refere ao fornecimento de instalações e serviços para o descarte seguro de urina e fezes humanas. O saneamento inadequado é uma das principais causas de doenças em todo o mundo e a melhoria do saneamento é conhecida por ter um impacto benéfico significativo na saúde, tanto nas famílias como nas comunidades. A palavra ‘saneamento’ também se refere à manutenção das condições higiênicas, por meio de serviços como coleta de lixo e coleta de esgoto”.

Se você pensar nos próximos anos, entenderá por que a gestão de resíduos é importante. É como oxigênio contaminado constante, pelo que sabemos. Ele desempenha um papel importante em nossas vidas e no meio ambiente em geral. É como viver em uma sala com seções que contêm tanto lixo quanto ar fresco. Quanto tempo você conseguirá sobreviver? Vivemos em um mundo que precisa ser protegido. Para um ambiente mais saudável e higiênico, é importante que os resíduos sejam gerenciados de maneira adequada.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Saneamento