Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Blog

O que fazer quando sua geladeira não está esfriando

P: Uma lata de refrigerante que acabei de tirar da geladeira mal está fresca. Também notei recentemente que meu almoço não está tão frio quanto costumava estar. Por que minha geladeira não está resfriando adequadamente? Eu tenho que chamar um reparador, ou há algo que eu possa fazer?

R: Embora alguns problemas de refrigeração da geladeira exijam assistência profissional, não chame o técnico ainda. Você pode ser capaz de corrigir a situação sozinho. Certamente vale a pena tentar, já que a chamada média de serviço profissional pode custar $ 200 reais ou mais.

Comece observando outras pistas, como ruídos estranhos como raspagem, que podem indicar um problema com o ventilador do condensador. Verifique se o freezer está congelando , assim você saberá se tanto a geladeira quanto o freezer não estão esfriando. Dependendo da causa do seu refrigerador não resfriar, os procedimentos a seguir podem ajudar.

Certifique-se de que sua geladeira está recebendo energia.

Isso pode parecer simples demais para ser a resposta, mas um cabo de alimentação solto em sua tomada ou um disjuntor invertido desligará toda a geladeira. Quer saber mais sobre ? Acesse https://assistenciatecnica24hs.com.br/

Abra a porta. Se a luz acender, a geladeira ainda tem energia e você pode passar para a próxima causa e solução. Se a luz não acender, verifique se o cabo de alimentação está conectado firmemente e verifique novamente.

Ainda sem luz? Verifique o seu painel elétrico principal para um disjuntor invertido e ligue-o novamente, se necessário.

Dê uma olhada no manual do seu proprietário.

Mesmo com algumas das principais marcas, como as geladeiras KitchenAid, que não resfriam, o problema pode ter uma solução simples. Antes de pegar sua caixa de ferramentas, retire o manual do proprietário que acompanha o seu aparelho. A maioria dos manuais de refrigerador inclui etapas de solução de problemas ou dicas e códigos de erro específicos de sua marca.

Embora todos os refrigeradores tenham funções comuns, cada marca e modelo pode ter um recurso simples de corrigir. Por exemplo, quando uma geladeira Samsung não está resfriando, ela pode ter sido acidentalmente configurada para o Modo Demo. Quando um refrigerador Whirlpool não estiver resfriando, verifique as bobinas do condensador, pois elas podem ficar cobertas de sujeira e poeira. Quando um refrigerador Frigidaire não está resfriando, o culpado também pode ser bobinas do condensador sujas, ou uma solução comum de ajustar a temperatura neste e em outros modelos.

Mais uma vez, o manual do proprietário geralmente fornece pistas para correções específicas da marca, portanto, mantenha-o à mão enquanto avalia a causa do resfriamento da geladeira.

Verifique o termostato da geladeira.

As geladeiras novas geralmente vêm predefinidas em uma temperatura intermediária entre 35 e 37 graus Fahrenheit, porque essa é a faixa de temperatura ideal para uma geladeira na qual você pode manter alimentos perecíveis seguros. Os mostradores do termostato dentro da geladeira podem ser atingidos por caixas de leite ou outros itens, o que pode alterar a temperatura definida.

Mesmo os termostatos digitais externos podem ser alterados inadvertidamente por dedinhos ou se alguém se inclinar contra o painel de controle, aumentando a temperatura sem saber. Muitos painéis digitais vêm com a capacidade de bloquear as configurações exatamente por esse motivo. Reajuste a temperatura para a zona segura, se necessário.

Se você não confia na leitura de temperatura que está obtendo, ou se a sua geladeira é mais antiga sem termostato interno, considere comprar um termostato de geladeira separado e de baixo custo, como o termostato à prova d’água digital, para testar a temperatura.

Teste as vedações nas portas da geladeira.

Mesmo que o resto da geladeira esteja funcionando bem, se as vedações magnéticas nas portas – também chamadas de gaxetas da porta – estiverem com defeito, o ar frio de dentro da geladeira pode estar escapando. As juntas da porta do refrigerador podem ficar quebradiças com o tempo, o que reduz sua capacidade de formar uma vedação estanque.

Teste o selo colocando uma nota de um dólar no meio da porta e feche a porta. Se você sentir resistência ao puxá-la, a vedação ainda está funcionando, mas se a nota escorregar facilmente, você precisará substituir as gaxetas da porta.

Substituir as gaxetas é um projeto bastante fácil para quem gosta de bricolage. As juntas das portas variam em preço de cerca de $ 200 a $ 400 reais ou mais, dependendo da marca e modelo da geladeira. Verifique o manual do proprietário para determinar as juntas de substituição corretas. Além disso, encontre instruções detalhadas de substituição de bricolage no manual do proprietário ou no pacote de vedação de substituição.

Determine se o refrigerador está nivelado.

Uma geladeira relativamente nova na qual as vedações da porta ainda são flexíveis ainda pode vazar ar e falhar no teste da nota de dólar acima quando estiver fora de nível. Se uma geladeira é mais baixa de um lado do que do outro, suas portas pesadas nem sempre fecham bem.

Coloque um nível de carpinteiro em cima da geladeira e, se a bolha não estiver no centro do tubo de vidro, ajuste as pernas dianteiras da geladeira até que esteja. A maioria das pernas da geladeira pode ser ajustada com uma chave hexagonal ou alicate ajustável. Consulte o manual do proprietário para obter instruções detalhadas sobre como nivelar seu aparelho.

Limpe as bobinas do condensador

Sua geladeira vem com bobinas de condensador cheias de refrigerante. Com o tempo, as bobinas – que não estão em uma unidade selada – podem ficar cobertas de poeira, cabelo ou pêlos de animais, o que reduz sua capacidade de manter o ar da geladeira frio. Felizmente, a limpeza de bobinas de geladeira é um processo relativamente simples, exigindo apenas uma escova de condensador de $ 50 reais e um aspirador para sugar a poeira solta. Se você encontrar muito acúmulo de poeira nas bobinas, planeje limpá-las uma ou duas vezes por ano para manter sua geladeira refrigerando adequadamente.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Verifique se nada está bloqueando as saídas de ar.

O ar frio circula para frente e para trás através de aberturas que correm entre o congelador do refrigerador e o compartimento do refrigerador. Se um item bloquear o fluxo de ar, isso pode resultar em temperaturas inconsistentes no compartimento refrigerado. Dependendo da marca e do modelo do seu refrigerador, as aberturas podem estar localizadas ao longo da parede traseira interna ou ao longo de uma parede lateral. Verifique o manual do proprietário se tiver problemas para localizá-los. Para mais informações sobre assistência técnica desses tipos de situações, acesse https://assistenciatecnica24hs.com.br/blog-2/

  • Itens apertados contra uma ventilação podem bloquear o fluxo de ar. Uma boa regra é manter muitos produtos alimentícios na geladeira, o que ajudará a manter uma temperatura fria, mas não a embale com tanta força que o ar não possa circular facilmente de prateleira em prateleira. Colocar muita comida com muita força é uma causa comum de um refrigerador da GE não esfriar, por exemplo.
  • O acúmulo de gelo no freezer também pode bloquear uma ventilação, reduzindo ou impedindo que o ar frio chegue ao compartimento da geladeira. Se o compartimento do congelador estiver muito congelado, desligue o frigorífico e abra a porta do congelador para permitir que o gelo derreta . Depois de derreter, ligue a geladeira de volta e deve esfriar melhor. Pode levar um dia inteiro para um freezer com muito gelo descongelar, então planeje armazenar seus alimentos perecíveis na geladeira de um vizinho, se possível.

Verifique se há problemas após uma queda de energia recente.

Você saberá a causa de uma geladeira não resfriar quando sua casa ficar sem energia, mas às vezes sua geladeira reinicia após uma interrupção e não está acelerando o resfriamento. Naturalmente, leva algum tempo para que os alimentos e as bebidas esfriem novamente, mas os refrigeradores com painéis de controle ou um interruptor manual que o usuário define podem precisar de sua ajuda depois de perderem a energia.

Se tudo mais falhar, chame um reparador.

Neste ponto, a causa do problema pode ser um componente mecânico defeituoso. Embora a substituição de alguns componentes em um refrigerador não seja muito difícil, identificar a causa exata do problema pode ser complicado e requer o uso de equipamentos de teste elétrico.

O compressor, o ventilador do compressor ou o termostato de degelo podem precisar ser substituídos, o que deve ser realizado por um profissional licenciado. Se a sua geladeira ainda estiver na garantia, observe que tentar substituir os componentes por conta própria pode anular a garantia. Da mesma forma, o serviço e as peças podem ser tão caros que é melhor substituir uma geladeira que não está refrigerando.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Suporte_t%C3%A9cnico