Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Blog

Práticas de segurança patrimonial para o canteiro de obras

A construção é uma indústria vasta e valiosa que envolve tanto o armazenamento quanto o uso contínuo de veículos, materiais, ferramentas e máquinas de alto valor. Todos esses itens têm valor de revenda, enquanto itens como combustível têm valor de custo compensado, tornando os canteiros de obras um ímã altamente lucrativo para os criminosos.

Como tal, todos os anos, a indústria da construção perde $ 235 milhões por roubo, e aproximadamente a mesma quantia novamente por vandalismo e incêndio, com cerca de 40% (aproximadamente 100.000) de todos os incêndios em canteiros de obras sendo iniciados deliberadamente.

A indústria também envolve uma força de trabalho significativa, muitos dos quais podem ser tornados vulneráveis ​​por medidas de segurança ineficientes em canteiros de obras. Quer saber mais, acesse https://pedreiroecia.com.br/ para mais sobre obras.

Práticas de segurança patrimonial para o canteiro de obras

O domínio da construção social teve um desenvolvimento exponencial nos últimos anos, aumentando também o número de obras em realização em todo o país. Porém esse fato também chamou a atenção de criminosos, que passaram a invadir e também roubar diversos canteiros de obras atrás de itens valiosos. Essa é uma questão que possui deixado diversos construtores com dor de moleira, porque, dependendo do porte obra, esses equipamentos e também materiais valiosos ficam guardados nos canteiros — o que é constantemente um risco.

Acompanhar, vamos comentar sobre pequeno número de práticas de segurança patrimonial para canteiro de obras que devem ser seguidas para evitar esses infortúnios. Avance a obra!

Por que os canteiros de obras são alvos

Qualquer local pode ser alvo de crime, especialmente aqueles que não têm escolha a não ser telegrafar sua atividade. Os canteiros de obras nunca operarão sob o radar e, portanto, estão constantemente expostos a ameaças criminosas. Existem duas razões principais para os canteiros de obras reconsiderarem seriamente suas medidas de segurança atuais com base nos riscos tradicionais e nas condições atuais:

  • Eles são um plano aberto e atraem a atenção

Canteiros de obras são espaços públicos de alto nível, cheios de itens valiosos, muitos dos quais são pequenos ou leves o suficiente para serem removidos de forma rápida e imperceptível. Os ladrões podem roubar equipamentos ainda mais pesados ​​com sucesso, se houver tempo suficiente. Os canteiros de obras freqüentemente estocam grandes quantidades de materiais valiosos, como cobre e metal, que podem ser facilmente roubados.

  • O crime na construção está aumentando

Tempos econômicos difíceis e perdas de empregos costumam causar um aumento em muitos tipos de crime. O setor de construção fica pior quando problemas financeiros causam paralisações de obras que deixam os locais inativos e desocupados por longos períodos. Isso os torna ainda mais vulneráveis ​​a roubo e vandalismo e fez com que os crimes de construção se tornassem uma preocupação nacional séria rapidamente.

Os canteiros de obras mais proativos entendem que podem ser os próximos, sem impedimentos no local. Cada membro da equipe deve ser ensinado a desempenhar sua parte para garantir que seu projeto não seja a próxima estatística.

  • Contratar serviços de segurança

Para evitar a invasão do canteiro de obras e também furtos de ferramentas, equipamentos de segurança, materiais e também equipamentos pesados, as construtoras devem contratar empresas especializadas em segurança patrimonial.

Para obras pequenas, o ideal seria instalar um sistema de rebate com monitoramento que disponibilize sensores, câmeras de segurança e também alarmes sonoros. Já em obras mais grandes, além desse monitoramento, é necessário sustentar um vigilante no temporada noturno. Acredite: investir em segurança patrimonial com probabilidade compensam os possíveis prejuízos.

Esse foi um dos motivos que levou a Odebrecht a contratar o módulo de segurança do Mobuss Construção e também também a televisor corporativa da Teclógica. Esses serviços proporcionaram à empresa mas mobilidade para coordenar pessoas, tornando o canteiro de obras um envolvente mas garantido, além de prometer o aumento da produtividade.

Fundamentos de segurança

Cada canteiro de obras é diferente, tanto em localização, fatores ambientais e necessidades, mas para alcançar a segurança, existem fatores comuns para a segurança fundamental:

  • Minucioso análise de risco é essencial para o local e deve refletir a segurança física, a segurança operacional e as mudanças em cada fase do trabalho.
  • Protocolos devem ser implementados para reduzir os riscos identificados na análise de risco.
  • Limitar o acesso, tanto para veículos quanto para visitantes a pé, é essencial para reduzir a oportunidade de acesso não autorizado. Os números devem ser limitados e apenas veículos e pessoas autorizadas presentes – ninguém, incluindo trabalhadores do local, deve poder acessar um local através de uma entrada aberta.
  • A vulnerabilidade do veículo deve ser abordada com ações que incluam protocolos-chave para que a planta que não está temporariamente em uso não seja deixada desacompanhada com as chaves na ignição. Todas as chaves devem ser registradas e retiradas e os veículos que não estiverem em uso devem ser trancados em uma área de estacionamento separada ou em garagem no local. Todas as instalações devem ser equipadas com dispositivos de imobilização e rastreamento.

Instalar cercas elétricas

Fazer a instalação de cercas elétricas com probabilidade é uma prática que evita a ingressão de invasores no canteiro de obra, porém é preciso permanecer circunspecto, as cercas elétricas precisam estar certo sinalizadas com placas que possam comunicar sobre o risco de choque. Para não ter complicações, é fundamental a contratação de companhia especializada para realizar a instalação. No Brasil, a instalação de cercas elétricas deve respeitar a norma externo.

Fonte de Reprodução: Getty Images

Aumentar a segurança do almoxarifado

O primeiro fim da ação de invasores é, com probabilidade, o almoxarifado, porque é lá onde estão os objetos de maior número. É essencial acentuar a segurança nesse lugar, colocando câmeras em pontos estratégicos, além de mantê-lo constantemente muito fechado, abrigado e também com chegada restrito somente aos funcionários autorizados.

É indicada ainda a utilização de um continente como almoxarifado, um método já bastante utilizado por construtoras.

Estabelecer uma portaria

É necessário que haja um controle de ingressão e também saída de pessoal, porque em uma obra há extensa movimentação de funcionários, entrega de materiais, entrega de refeições e também até corretores de imóveis com seus compradores.

É essencial ter um controle eficiente de todas e cada uma das pessoas que entram no canteiro de obras, se for provável anotando os horários de ingresso e também saída.

Definir parâmetros para seleção de mão de obra

Para evitar a contratação de funcionários que possam apresentar riscos à segurança patrimonial da empresa, é preciso que haja uma melhoria nos processos de seleção. Um método que é possível que ser utilizado é solicitar uma avaliação psicológica anterior de efetivar a contratação e também consultar antigos empregadores para ajudar a tomar essa resolução.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_patrimonial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *