COM QUE FREQUÊNCIA DEVO SUBSTITUIR A BATERIA DO MEU CARRO?
Em média, as baterias dos automóveis duram três anos com cuidados e manutenção normais.
Quando você está comprando um carro novo, quais recursos você presta mais atenção? A maioria de nós julga um carro com base na cilindrada do motor, na eficiência de combustível, no tamanho ou no nível de conforto que oferece.
Por outro lado, poucos de nós prestamos muita atenção à bateria do nosso carro ou mesmo à garantia do carro. Como uma das partes mais importantes de qualquer veículo moderno, a bateria do seu carro gerencia uma grande variedade de tarefas e dispositivos, desde a partida do motor até a alimentação dos computadores do carro.
Além de trocar o óleo, substituir os filtros de ar e outras tarefas de serviço geral, cuidar da bateria do seu carro é uma das maneiras mais eficazes de garantir que seu carro funcione bem e sem problemas.
Baterias gastas ou danificadas são uma das principais causas de chamadas de assistência rodoviária, e uma grande quantidade de quebras ocorrem por causa de baterias que são simplesmente muito velhas para o trabalho que estão realizando.
Neste guia, analisaremos os fatos relacionados à bateria do seu carro e o ajudaremos a determinar quando é hora de escolher uma substituição. Também compartilharemos dicas específicas para automóveis para ajudá-lo a obter o máximo da bateria do seu veículo e estender sua vida útil.
AS BATERIAS PODEM SE DESGASTAR EM ATÉ TRÊS ANOS
Embora as baterias possam durar cinco anos ou mais quando bem cuidadas, a maioria das baterias de automóveis se desgastará e se tornará ineficiente em três anos de uso diário em condições normais.
Assim como a bateria do seu computador ou smartphone se torna menos eficiente a cada carga, a bateria do seu carro se deteriora gradualmente cada vez que é carregada pelo motor do veículo. Depois de três anos, normalmente é hora de instalar um substituto.
Depois de quatro ou cinco anos, a maioria das baterias de automóveis não será mais confiável. Baterias de carros velhas podem apresentar vários problemas de segurança e confiabilidade. Felizmente, é fácil identificar se a bateria do seu carro está chegando ao fim de sua vida útil.
O SISTEMA ELÉTRICO DO SEU CARRO RESPONDE COMO DEVERIA?
Mesmo um carro com uma bateria altamente defeituosa funcionará corretamente quando estiver funcionando, uma vez que grande parte da carga da bateria virá do motor. Este é o melhor momento para testar a bateria do seu carro logo após ligá-lo.
Seu carro ainda pode dar partida rapidamente, mesmo com uma bateria fraca. No entanto, recursos que têm demandas significativas de energia alimentados por bateria, como faróis, podem não funcionar tão bem quanto deveriam.
Experimente ligar o carro à noite com os faróis acesos. Eles estão escuros? Se os faróis parecerem muito escuros, coloque o veículo em ponto morto ou ponto morto e acelere o motor. Se a bateria estiver falhando, os faróis ficarão mais brilhantes quando você aplicar o acelerador.
Esta é uma ótima maneira de verificar se a bateria está começando a falhar. Uma bateria completamente quebrada é ainda mais fácil de detectar: quando você gira a chave na ignição ou pressiona o interruptor de ignição do seu carro, ele não liga.
QUANTO MAIS NOVO FOR O SEU CARRO, MAIOR SERÁ O DESGASTE DA BATERIA
Como regra geral, quanto mais sofisticados os computadores de bordo do seu carro, maior será a carga da bateria. Muitos carros novos têm computadores potentes que funcionam o tempo todo, mesmo quando o próprio veículo está estacionado e desligado.
Esses computadores podem consumir energia da bateria do seu carro em um ritmo lento e constante, gastando-a com o tempo. Embora a carga que cada computador consome seja minúscula, o efeito agregado pode esgotar a bateria do seu carro quando ela fica sem uso por um longo tempo.
Se você usa o carro com pouca frequência, evite que a bateria se esgote pelos sistemas de computador de bordo, levando-o para uma curta viagem dar uma volta no quarteirão uma ou duas vezes para recarregar a bateria a cada semana ou duas.
VERIFIQUE SUA BATERIA COM FREQUÊNCIA PARA EVITAR QUEBRAS
A próxima vez que você levar seu carro à garagem para uma manutenção de rotina, peça para verificar a bateria. O desgaste da bateria nem sempre é estável a bateria do seu veículo pode passar de 90% de desempenho para 20% ao longo de alguns meses.
Testar uma bateria é fácil e todas as oficinas ou consertos confiáveis terão seu próprio conjunto de testadores eletrônicos à disposição para testar o seu. Testes regulares podem revelar quando sua bateria precisa ser substituída e ajudá-lo a evitar quebras embaraçosas.
Se sua bateria estiver mostrando sinais de desgaste e não tiver sido substituída em dois ou três anos, não corra riscos. Baterias de carro são baratas e o pequeno custo de uma substituição vale a pena evitar o estresse de uma avaria na estrada.
CARROS COM TECNOLOGIA STOP-START PODEM PRECISAR DE BATERIAS ESPECIAIS
O seu carro usa tecnologia stop-start para economizar gasolina? Carros com motores que são projetados para desligar automaticamente quando parados colocam uma carga maior em suas baterias do que os veículos padrão e muitas vezes precisam usar uma bateria especial.
Se o seu carro tiver tecnologia Start / Stop e você mesmo estiverem substituindo a bateria, certifique-se de comprar uma substituição adequada. A sua oficina automotiva mais próxima armazenará uma bateria projetada para atender às necessidades extras do seu veículo.
A propósito, se você mesmo estiver substituindo a bateria, o que é bastante simples em muitos carros, é importante descartá-la com segurança. Encontre o serviço de descarte de resíduos perigosos mais próximo e nunca jogue a bateria do carro fora com o resto do lixo.
CUIDE BEM DE SUA BATERIA PARA ESTENDER SUA VIDA ÚTIL
Assim como dirigir agressivamente gastará os pneus e os freios do veículo, dirigir sem pensar na bateria reduzirá sua vida útil. Se você cuidar bem de sua bateria, poderá tirar muito mais vida dela do que o normal.
Você quer estender a vida útil da bateria do seu carro? Use as dicas a seguir para obter o máximo da bateria do seu carro e estender sua vida útil além da marca padrão de três anos:
- Faça a manutenção do seu carro com frequência para evitar que um motor ineficiente e outros componentes do veículo sobrecarreguem a bateria
- Nunca deixe as luzes ou o ar condicionado ligados enquanto o veículo estiver desligado, pois eles descarregam a bateria
- Dirija seu carro com frequência (pelo menos uma vez por semana) para evitar que a bateria fique muito descarregada
- Verifique sua bateria depois de dirigir fora da estrada ou em uma estrada esburacada, pois os impactos podem afrouxar suas conexões
- Certifique-se de que os terminais e invólucros da bateria do seu carro sejam mantidos limpos e livres de sujeira, poeira e areia
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_automotiva