Como faço para construir uma piscina
Por isso, quem tem uma piscina em casa sai na frente na hora de se divertir com a família e com os amigos. Porém, para que esse momento seja realmente agradável e não cause inconvenientes para a saúde de quem está se divertindo, é fundamental cuidar do da piscina. Se você tem dúvidas sobre a importância e como mantê-lo adequado, não se preocupe. A sigla significa potencial hidrogeniônico, que é o poder que a substância tem de concentrar íons de hidrogênio nela. Ele é medido por uma escala que varia entre 0 e 14, sendo considerada neutra uma substância com valor sete, ácida uma que fique entre 0 e 7 e básica a solução com valor de 7 até 14. 2.
Qual é a importância de equilibrar o pH da piscina?
No caso das piscinas, o pH é fundamental para o equilíbrio da água, já que a manutenção dele nos valores adequados vai ajudar a manter a água saudável e a conservação da piscina e dos seus equipamentos. O incide correto é importante para evitar problemas para os banhistas, como irritação e ardência nos olhos e ressecamento da pele.
Além disso, o pH inadequado pode corroer objetos metálicos usados na piscina, deixar a água turva e reduzir a eficácia dos produtos usados para o tratamento da água.
Saiba Mais: Qual o valor de uma piscina instalada
Qual é o pH adequado?
O valor adequado do pH da piscina é próximo ao neutro, variando entre 7,2 e 7,6. Esses valores são importantes para não agredir a nossa visão, já que são próximos ao dos nossos olhos. Manter a água entre esses valores é muito importante para que as reações químicas com os produtos de limpeza aconteçam de maneira correta.
O cloro, por exemplo, não conseguirá ter eficiência se a água estiver ácida abaixo de 7 , o que pode resultar no surgimento até de algas e bactérias na piscina. Da mesma maneira, os produtos usados para realizar a desinfecção não conseguirão agir corretamente se ela estiver muito básica, acima dos 7,6. Com isso, poderão aparecer placas de calcário na tubulação e nos equipamentos.
Como medir?
A medição do índice do pH da piscina é feita de maneira simples pelos kit teste ou estojo teste, como é chamado por alguns fabricantes. Além do material para a coleta da água e medição do pH, eles vêm também com as instruções de medição, que podem variar entre os fabricantes dos kits. De modo geral, eles são compostos pelo recipiente para coletar a água e os reagentes químicos que fazem o teste do pH. O teste vai informar se o índice está correto, acima ou abaixo do ideal.
Como fazer a correção do pH da piscina?
Se o valor informado pelo teste estiver dentro do correto para água da piscina, não precisa se preocupar, mas, se o resultado der um valor acima ou abaixo do ideal, será necessário fazer a correção do pH da piscina. A correção é feita com a adição de substâncias que vão modificar o índice. Se o resultado informar que a piscina está ácida, abaixo de 7, será necessário usar um elevador de pH, como o carbonato de sódio.
Caso esteja acima de 7,6, ela estará muito básica (ou alcalina) e vai precisar de um redutor de pH, como o ácido muriático. Manter o pH da piscina em dia é fundamental para que o seu lazer e a sua saúde e da sua família não sejam comprometidos. Com a água nos índices adequados, o bem-estar das pessoas e a durabilidade da piscina da sua casa estão garantidos.
FONTE: https://g1.globo.com/
FONTE: https://www.r7.com/
FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/
FONTE: https://noticias.uol.com.br/