Mantenha seu ar-condicionado limpo e evite problemas na sua saúde
Mantenha seu ar-condicionado limpo e evite problemas de saúde
Ao longo os dias quentes o ar-condicionado se torna o essencial camarada das famílias. Em companhias, o aparelho é aproximadamente obrigativo. A falta de higienização e saneamento é um dos principais responsáveis pela epidemia de doenças respiratórias, alergias, irritações e vulgarização de fragrâncias desagradáveis no local.
De acordo com o diretor da empresa especializada em higienização de ar-condicionado Escriba Clima, Alessandro de Castro, o aparelho capta o ar do próprio local e passa por um filtro, geralmente de náilon lavável, para deixar o ar mais fresco. E é aí que mora o ameaça.
“O filtro retém parte da impureza e, no momento em que o aparelho seca, nós possuimos a umidade com impureza e calor. Este é o essencial combustível para a obra de microrganismo”, afirma Castro.
Com a saneamento, o local climatizado encontra-se mais sadio, reduz o esforço de força, prolonga a vida benéfico do equipamento e evita a queima de compressores e motores, que evidencia alto esforço para cotejo.
De acordo com Castro, o atenção básico é realizar a limpeza do filtro de ar, somente com água, ao menos uma vez por mês. Para isto, não há urgência de pagar uma empresa para a prática do serviço, já que é um trabalho simples e de possível manuseação.
Para ter um ar-condicionado também mais higienizado e desocupado de bactérias, o ideal é realizar a higienização completa duas vezes por ano. O Escriba Clima desenvolveu um princípios, realizado na própria casa do cliente, que esteriliza e elimina os fungos e bactérias que se criam em ar-condicionado.
“ Nós aplicamos água e um produto bactericida, não comercializado em mercado, que elimina estes microrganismos”, diz o diretor.
De acordo com Castro, para o modelo Split é preciso apurar o filtro, a serpentina, a bandeja de água, que em seguida que seca vira bolor, e o ventilador. A Escriba Clima ofídio pela higienização completa, realizada em todas as marcas e em somente 45 minutos, o valor de R$ 149. Já os aparelhos maiores, de companhias, possui o esforço de R$ 349.
Veja algumas dicas básicas para aumentar a qualidade do ar em sua casa e, similarmente, em ambientes de trabalho:
1 – Proibir o cigarro em local climatizado tapado;
2 – Aumentar a modernização do ar. Para isto, basta deixar frestas nas janelas para chegada de ar no local. Esse simples técnica benefício a qualidade do ar e evita a epidemia de doenças no local;
3 – Deixar copiadoras e impressoras a laser de grande peso em um lugar isolado e com sistema de cansaço especial;
4 – Aumentar os procedimentos de higienização. É sugerido não afugentar superfícies fixas. A melhor saída é cobiçar carpetes e produzir a higienização dos ambientes com produtos anti-bactericidas;
5 – Evitar vasos com ervas em exagero, que são capazes de resultar complicações. Ervas e terra úmida favorecem a depredação de microrganismo no local;
6 – Não usar ar-condicionado em obras e reformas. É indispensável insular o aparelho com plástico para evitar sua contaminação;
7 – Censurar vazamentos e infiltrações de água. Focos de umidade contribuem para a epidemia de microrganismo;
8 – Apurar e higienizar o sistema de ar-condicionado ao menos uma vez por mês.
Saúde – É inegável que o ar-condicionado climatiza, evita malefícios e deixa o local mais educado, porém similarmente pode ser o essencial razão para algumas doenças. As indivíduos sensíveis evidencia aversão, já-começa na pele, sinusite, bronquite, asma e estresse nos olhos. De acordo com Ciro Kirchenchtejn, pneumologista da Unifesp, os ambientes climatizados se tornam mais secos.
“ Isso pode secar os olhos e permitir mucos na traqueia, garganta e nariz. Se a indivíduo usa lentes de contato, por exemplo, ela necessita pingar mais colírio. O ideal é ingerir muito água para preservar a hidratação das vias aéreas”, afirma o pneumologista.
É comum analisar ar-condicionado em regiões prevalentemente quente. Para dormir, Kirchenchtejn recomenda o utilização de soro fisiológico para hidratação do nariz, evitando a chegada de bactérias.
“A indivíduo que possui enfermidade respiratória, como asma e rinite, pode ter mais crises pelo embate térmico e ressecamento no momento em que o ar não está bem filtrado”, diz Kirchenchtejn. Outra orientação é deixar a temperatura regulada entre 20 e 22 graus para preservar a umidade do local. Ar condicionado BH