O Melhor Equipamento de Transmissão Ao Vivo
A transmissão de vídeo ao vivo em 2020 é uma obrigação para muitas empresas. Quer se trate de streaming de vídeo para se manter conectado com os clientes, ou manter contato com os funcionários enquanto eles trabalham remotamente, o conteúdo de vídeo está em alta agora.
A maneira mais rápida de entrar no ar é usando o equipamento que você já possui. Como seu telefone celular e seu áudio embutido. Mas, como um negócio, você provavelmente precisa de algumas recomendações profissionais de equipamentos de transmissão ao vivo . Nós temos você coberto. Portanto, se você se perguntar: “De que equipamento preciso para transmitir ao vivo? ”Então, este é o seu guia para o melhor equipamento de transmissão ao vivo disponível e como você pode juntar tudo e estar pronto para gravar e transmitir vídeo ao vivo.
Como faço para configurar a transmissão ao vivo?
Para começar, vamos analisar o que você precisa para transmitir um vídeo. Configurar a transmissão ao vivo é muito fácil depois que você conhece o básico. Existem quatro partes principais para configurar sua transmissão ao vivo.
- Fonte de vídeo e áudio – serão as câmeras, computadores e qualquer outra fonte de imagem que discutiremos no post. O áudio será formado por microfones, feeds de mixer e outros sons a serem reproduzidos em seu stream.
- Codificador de vídeo – este é um equipamento valioso no qual iremos mergulhar. Ele envia seu vídeo para a internet.
- Um destino de streaming – esta é a plataforma de streaming ao vivo que você escolherá.
- Conexão com a Internet – Uma conexão estável com a Internet é essencial quando você decidir que deseja transmitir um vídeo.
Seu fluxo de trabalho de configuração de streaming se resume a configurar seu áudio e vídeo para seu codificador, configurar as conexões, planejar seu vapor e estabelecer uma conexão entre o codificador e a solução de streaming . Depois de conectar tudo, você poderá bater o recorde e outras pessoas poderão assistir seu conteúdo digital imediatamente. Agora que o básico foi coberto, vamos mergulhar em cada uma dessas partes principais com mais detalhes. Plataforma ead escola online
Câmeras de vídeo
O primeiro requisito para transmissão ao vivo profissional é uma câmera de vídeo. Existem milhares de câmeras diferentes de streaming ao vivo disponíveis . Como a maioria dos tipos de equipamento, as câmeras de vídeo com transmissão ao vivo apresentam compensações.
As câmeras de vídeo de nível básico tendem a ser mais baratas e leves. A qualidade do vídeo pode ser boa, mas apenas se as condições de iluminação forem ideais. Eles não têm controles manuais e incluem apenas conectividade básica. Essas câmeras variam de $ 300 a $ 700.
- Exemplo: câmeras de smartphone, câmeras de ação, filmadoras básicas
- Nossa principal escolha: Panasonic HC-VX981K , $ 647,99
As câmeras de vídeo Prosumer são a opção intermediária. A qualidade da imagem melhora neste nível, tornando a imagem excelente. A conectividade é decente, mas não de nível profissional, com HDMI sendo uma opção padrão. Pode haver alguns controles manuais, mas sem a ergonomia e personalização de uma câmera totalmente profissional. Essas câmeras variam de $ 800 a $ 3.000.
- Exemplo: câmeras DSLR e sem espelho, filmadoras prosumer
- Nossa principal escolha: Sony Alpha a7 III , $ 1.998
As câmeras de vídeo profissionais incluem conectores profissionais como XLR e SDI. Eles tendem a ter sensores grandes de alta resolução que fornecem excelente qualidade de imagem, mesmo em condições de pouca iluminação. A qualidade de construção é superior, com controles manuais, tornando-os mais duráveis. Algumas câmeras profissionais permitem até o uso de lentes intercambiáveis. Essas câmeras variam de $ 1.500 a $ 25.000 +.
- Exemplo: filmadoras profissionais, câmeras EFT, câmeras de cinema
- Nossa principal escolha: Panasonic AG-CX350 4K , $ 3.695
Equipamento de audio
Vários estudos mostraram que a qualidade do áudio é ainda mais importante para os telespectadores do que a qualidade do streaming de vídeo . Se um vídeo de transmissão ao vivo falhar, a experiência do usuário pode ser boa, desde que a qualidade do áudio permaneça alta. A lição aqui é não economizar no áudio.
Existem três níveis básicos de equipamento de transmissão ao vivo de áudio:
- Qualidade baixa — média : por exemplo, o microfone embutido em câmeras básicas e semi-profissionais.
- Qualidade média-alta : microfones USB e de 3,5 mm ou microfones embutidos em câmeras de vídeo ao vivo profissionais.
- Qualidade profissional : microfones XLR.
Um microfone de lapela de 3,5 mm com fio básico pode melhorar muito sua qualidade de áudio em relação aos microfones embutidos em câmeras de vídeo ou telefones básicos . Atualizar para um microfone de 3,5 mm de ponta também pode oferecer excelente qualidade. Mas se você deseja maximizar a qualidade de áudio ao mais alto nível, considere microfones XLR . Este é o padrão profissional de qualidade e durabilidade, e tem sido assim há décadas.
Equipamento de mistura
Misturar ou alternar o equipamento de transmissão ao vivo permite capturar várias fontes de vídeo ou áudio e alternar entre elas durante uma transmissão ao vivo. Isso é opcional, mas se você estiver fazendo uma grande filmagem com várias câmeras … a mixagem é essencial.
Switchers de hardware são ideais quando você tem muitos ângulos de câmera. Esses dispositivos permitem que você pressione um botão e alterne facilmente entre as câmeras. Um exemplo de switcher de vídeo ao vivo profissional é o switcher de produção ao vivo Blackmagic Design ATEM Television Studio Pro 4K, que custa US $ 2.995. Este dispositivo permite conectar até 4 câmeras HDMI e 4 câmeras SDI e também está disponível uma versão SDI de 8 câmeras. Você pode então alternar entre eles usando o software em um computador conectado.
Ao procurar a peça certa de equipamento de mixagem de vídeo, considere o seguinte:
- Tamanho físico
- Entradas e saídas
- Automação e conectividade
- Processamento a bordo
- Interface de usuário
Para uma filmagem complexa, você acabará com várias fontes de áudio. Isso exigirá algum tipo de mixagem de áudio. Se estiver usando um software de codificação de streaming ao vivo, você poderá mixar digitalmente no computador. Uma opção mais expansível, entretanto, é usar um mixer de áudio separado para capturar as fontes de áudio. Você pode então ajustar os níveis e outras qualidades individualmente e importar um sinal de som limpo para o seu codificador.
Ao procurar a peça certa de equipamento de mixagem de áudio, considere o seguinte:
- O número de canais de entrada e saída
- Bus auxiliares e monitores e saídas
- Botões liga / desliga ou mudo
- Entradas digitais
- Controle por meio de um aplicativo de rede
Codificadores
A quarta peça-chave do equipamento de transmissão ao vivo são os codificadores. A codificação de vídeo comprime arquivos de vídeo para que não sejam salvos como imagens individuais, mas como um único vídeo fluido. Os engenheiros desenvolveram a codificação de vídeo que fornecia uma maneira de compactar arquivos sem comprometer a qualidade, o que é extremamente importante para as empresas.
Existem vários motivos pelos quais você pode querer codificar um vídeo:
- Reduza o tamanho do arquivo
- Reduza o armazenamento em buffer para streaming de vídeo
- Alterar resolução ou proporção
- Alterar formato ou qualidade de áudio
- Converta arquivos obsoletos em formatos modernos
- Atender a uma determinada taxa de bits alvo
- Tornar um vídeo compatível com um determinado dispositivo (computador, tablet, smartphone, smartTV, dispositivos legados)
- Tornar um vídeo compatível com determinado software ou serviço
Existem dois tipos principais de codificadores: hardware e software .
Codificadores de Hardware
Os codificadores de hardware são processadores dedicados que usam um algoritmo projetado para codificar vídeo e dados em conteúdo transmitido. Esses codificadores vêm em caixas menores e portáteis ou em acessórios permanentes maiores. Eles podem suportar uma ampla gama de fontes, mas geralmente HDMI e SDI. Eles geralmente são feitos para durar e podem suportar streaming de vídeo 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem travar, ideais para uso profissional. Existem também alguns codificadores de hardware especiais no mercado que usam energia da bateria e conexões 4G LTE para transmitir vídeo ao vivo de locais remotos .
Codificadores de software
São programas de software executados em um dispositivo de computação, como um laptop ou computador de mesa. Para capturar vídeo, eles precisam ser emparelhados com uma placa de captura ou outro meio de conectar suas câmeras ao computador. Alguns exemplos populares são vMix, Wirecast, OBS Studio e VidBlasterX. Esses pacotes de software também integram ferramentas de mistura e produção. Esses codificadores atraem startups de streaming ao vivo devido ao seu baixo custo e recursos de personalização. No entanto, os codificadores de software sim. falta a velocidade de latência geral que os codificadores de hardware oferecem, que é algo a considerar ao decidir sobre o codificador certo para sua transmissão ao vivo.
Acessórios para transmissão ao vivo
Para unir sua produção, você precisará de uma variedade de equipamentos diversos de transmissão ao vivo. Isso inclui cabos, tripés, baterias e coisas aleatórias como suportes de luz.
Esses acessórios farão com que a configuração da transmissão ao vivo seja a melhor possível para o seu negócio. Assim como cada negócio é diferente, as necessidades de acessórios também serão diferentes.
Em toda produção de streaming ao vivo , um tripé é o acessório mais importante. Você não quer que um vídeo trêmulo ou sua câmera caia do tripé improvisado.
Continue trabalhando para melhorar sua configuração, adicionando coisas que tornam seus vídeos melhores.
Redes de distribuição de conteúdo
O elemento crítico final no equipamento de streaming ao vivo é uma solução para entrega de conteúdo. Você precisa de uma maneira eficaz e profissional de levar seu conteúdo ao público.
Não recomendamos o uso de plataformas de vídeo para consumidores como o YouTube. Eles têm grandes desvantagens . Por exemplo, locais de trabalho e universidades muitas vezes bloqueiam essas plataformas e, como não são de marca branca, a capacidade de escalonamento não é acessível para todas as empresas.
A alternativa é uma plataforma profissional de vídeo online (OVP). Um OVP de qualidade fornece ferramentas para segurança, monetização e personalização de vídeo. Tudo isso ocorre em uma plataforma white label que pode ser customizada para a sua marca e incorporada ao seu site .
Um OVP usa uma Content Delivery Network (CDN) para entregar conteúdo pela Internet . Esse conteúdo pode vir na forma de texto, imagens, vídeo e muito mais.
Um CDN é formado por uma rede de servidores localizados em vários locais ao redor do mundo. Esta rede existe para “armazenar em cache” o conteúdo. Usar um CDN ajuda sua empresa a usar uma rede amplamente distribuída de servidores de streaming ao vivo para seu conteúdo. Quando um visualizador solicita conteúdo de um CDN, eles são roteados para o servidor mais próximo. Isso acontece por meio do uso do endereço IP de um visualizador. A distância entre o servidor e os usuários adiciona latência potencial (tempo de latência) à conexão com a Internet.
Ao se conectar a servidores em todo o mundo, os CDNs podem criar a rota mais curta para streams de vídeo. Quando uma empresa usa um CDN, ele permite que a escalabilidade seja possível caso a audiência aumente.
Aqui estão alguns outros benefícios de usar um provedor de CDN:
- Velocidade – as redes de entrega de conteúdo entregam conteúdo em baixa latência. Enquanto uma rede local está atrasada, um CDN está na faixa de ultrapassagem, contornando a rede local e acelerando para chegar ao visualizador a tempo.
- Qualidade – Vídeo de alta qualidade, com tempo mínimo de atraso. Exatamente o que o espectador quer.
- Segurança – as empresas estão cheias de informações confidenciais. Os CDNs fornecem uma camada extra de segurança por causa disso. O uso de um CDN impedirá ataques de segurança que ocorrem quando um site ou recurso é inundado por tentativas de violá-lo.
Juntando tudo
Agora que você sabe qual equipamento de transmissão ao vivo é necessário para uma configuração ideal, é hora de juntar tudo. Durante o processo de compra, certifique-se de que cada peça do equipamento individual funcionará em conjunto. Isso deve ser encontrado na página de recursos de cada produto.
Depois de solicitar cada peça do equipamento de transmissão ao vivo, é hora de realmente colocar tudo junto. Crie sua configuração ideal e coloque tudo onde você deseja quando você planeja bater o recorde. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas antes de iniciar a transmissão ao vivo:
- Prática – Escreva um roteiro e pratique-o. Pratique a gravação de vídeos para garantir que tudo corra bem quando você transmitir para o público no momento certo.
- Foco – Escolha algo para focar em seu vídeo. Não vá ao vivo sem saber sobre o que quer falar. Para manter os espectadores entretidos, tenha um foco cristalino.
- Público – saiba para quem você está gravando seu vídeo. Cada público é diferente. O tipo de conteúdo de vídeo que você cria para os clientes será diferente em comparação com o conteúdo que você cria para os funcionários.
Pensamentos finais
O equipamento que você usa para uma transmissão ao vivo é extremamente importante. Sem o áudio e o vídeo corretos, os espectadores não ficarão por aqui.
Para muitos, 90 segundos é o máximo que um espectador tolera uma transmissão irregular. Isso significa que você tem apenas um minuto e meio para capturar um visualizador. É assim que o áudio e o vídeo são cruciais.
Agora que você leu este artigo, você sabe o que é necessário. Você sabe quais câmeras, microfones, codificadores, equipamentos de mixagem e CDNs você precisa para configurar uma transmissão ao vivo matadora. Considere cada peça do equipamento com cuidado e dimensione quando apropriado.
- FONTE: https://g1.globo.com/
- FONTE: https://www.r7.com/
- FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/
- FONTE: https://noticias.uol.com.br/