Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Blog

O que é telemarketing? Definição e exemplos

Telemarketing geralmente significa entrar em contato com clientes e clientes em potencial por telefone, mas também pode incluir o uso de fax ou da Internet. Mala direta e reuniões presenciais não fazem parte do telemarketing. As duas principais categorias de telemarketing são business-to-consumer (B2C) e business-to-business (B2B) .

É um método amplamente utilizado de contatar pessoas para promover produtos ou serviços, arrecadar dinheiro para caridade, coletar informações, gerar leads e realizar pesquisas. Com a nova tecnologia, o termo também inclui chamadas de videoconferência, que na grande maioria dos casos ocorre com clientes existentes.

Os partidos políticos usam o telemarketing durante suas campanhas eleitorais ao realizar pesquisas para determinar as preferências de voto das pessoas. Quer saber mais sobre ? Acesse https://azulservice.com.br/

Chamada fria de telemarketing

Chamada fria de telemarketing ou prospecção significa entrar em contato com novos clientes. O consumidor provavelmente nunca comprou nada da empresa e não tem ideia de que será abordado.

Operadores de telemarketing compram listas de nomes para ligações de agências de serviço de listas, que possuem informações sobre pessoas de acordo com idade, etnia, interesses, profissão, nível socioeconômico, nível acadêmico, etc.

Se uma equipe de telemarketing tem a tarefa de promover um cortador de grama, ela não quer telefonar para pessoas que moram em apartamentos. Ele comprará listas de pessoas que têm um jardim e, se os termos forem oferecidos, pessoas com boas classificações de crédito.

Se você está tentando vender ingressos para shows de rock que custam $ 1.186,20 cada, você vai querer ligar para pessoas de uma certa faixa etária que são de classe média ou mais ricas. As agências podem vender listas do tipo de pessoa para quem você deseja ligar.

Telemarketing x televendas

Telemarketing é um termo relativamente recente, enquanto televendas já é usado há muito tempo. Hoje, são praticamente intercambiáveis, mas tecnicamente não têm o mesmo significado.

  • Televendas significa vender um serviço ou produto diretamente a potenciais clientes por telefone; tentando convencer as pessoas a comprar.
  • Telemarketing significa usar o telefone para gerar interesse, fornecer informações, criar oportunidades, obter feedback do cliente, gerar leads e marcar compromissos.

O telemarketing cria clientes em potencial e permite que os consumidores saibam o que uma empresa tem a oferecer a eles – oferece a oportunidade para a empresa e o cliente se conhecerem melhor. Televendas transforma essas oportunidades em vendas.

No entanto, como o termo ‘telemarketing’ é usado frequentemente hoje em dia com o mesmo significado de ‘televendas’, é melhor explicar exatamente o que você quer dizer com mais detalhes ao usar um deles.

Telemarketing não é para qualquer um. Como qualquer estratégia de marketing, tem algumas desvantagens. No entanto, para muitas empresas, o método funciona claramente, caso contrário, não seria tão popular.

Subcategorias de telemarketing

  • Geração de leads: o objetivo aqui não é vender, mas reunir informações e contatos.
  • Vendas: ligar para as pessoas por telefone para persuadi-las a comprar um produto ou serviço.
  • Outbound: marketing proativo em que clientes pré-existentes e potenciais são chamados diretamente.
  • Inbound: respondendo a chamadas recebidas e solicitações de informações. As pessoas costumam ligar porque viram um anúncio, conheceram um vendedor ou foram expostas a algum tipo de publicidade.

Telemarketing – um assunto polêmico

Embora o telemarketing tenha se tornado uma ferramenta extremamente popular para promover produtos, também é uma estratégia de divisão no marketing moderno, porque os consumidores acham isso irritante e arriscado. A maioria das pessoas não gosta de ser chamada por estranhos inesperadamente.

Um grande número de organizações usa práticas antiéticas – ou pelo menos extremamente irritantes – no telemarketing. Por exemplo, ‘robo-calling’, uma técnica que usa uma mensagem pré-gravada entregue a milhares de assinantes de telefone em uma transmissão – o telefone toca, você atende e ouve uma gravação promocional.

Desde que começamos a usar o telefone, ele tem sido uma importante ferramenta de marketing e vendas.

Os golpistas usam o telefone para enganar as pessoas, principalmente os idosos que moram sozinhos e apresentam sintomas de demência ou algum tipo de deficiência cognitiva. O medo de ser enganado ou ter um membro da família enganado fez com que muitas pessoas se opusessem ao telemarketing.

Legislação de telemarketing

Por causa de golpistas, bem como métodos intrusivos e impopulares usados ​​por vários operadores de telemarketing, a maioria dos governos introduziu legislação.

Nos Estados Unidos, algumas jurisdições têm listas Não ligue por meio de legislação ou organização do setor. As equipes de telemarketing não podem entrar em contato com os consumidores participantes. As empresas que ligam para as pessoas nessas listas ‘Não ligue’ estão sujeitas a multas pesadas. O Blog Azul Service detalha outras coisas sobre o talemarketing, veja a seguir https://azulservice.com.br/contato/

“Os golpistas têm feito chamadas telefônicas alegando representar o National Do Not Call Registry. As chamadas pretendem oferecer uma oportunidade de se inscrever no Registro. Essas chamadas não vêm do Registro ou da Comissão Federal de Comércio, e você não deve responder a essas chamadas.”

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

O telemarketing é para você?

Muitas pessoas vêem o telemarketing como um trabalho fácil e confortável. Você se senta em uma cadeira confortável em uma sala quente, conversa com muitas pessoas e ganha dinheiro.

Na realidade, no entanto, pode ser um trabalho extremamente desafiador, competitivo e estressante. Nem todo mundo está preparado para o telemarketing. Se você odeia pressão, metas e prazos, o telemarketing provavelmente não é o seu trabalho ideal.

Embora muitas das habilidades necessárias possam ser aprendidas em treinamento e melhoradas ao longo do tempo, um bom operador de telemarketing precisa começar com um conjunto de qualidades inatas.

– Habilidades de escuta: vendas não são só conversa, muito disso é saber ouvir. Ao ouvir as dúvidas, preocupações, necessidades e perguntas de uma pessoa, você pode adaptar o que você diz – ou sua apresentação – de acordo com suas preferências. Por exemplo, se você está vendendo compromissos para fazer um test-drive em um SUV e descobre que a pessoa é um ávido pescador que odeia a cor azul, você pode tentar fazê-la imaginar que está dirigindo um veículo prateado confiável até um conhecido lago de pesca nas proximidades.

– Honestidade: as melhores vendas vêm de pessoas honestas. Se você dobrar a verdade, há um risco consideravelmente maior de seu pedido ser cancelado ou problemas posteriores com clientes e outros departamentos da sua empresa.

– Resiliência: o telemarketing é cheio de rejeição. Você pode ligar para dezenas e dezenas de pessoas e todas dizem que não estão interessadas – às vezes com grosseria. Você precisa ser o tipo de pessoa que continua – tenaz e entusiasticamente – não importa o quão ruim as coisas pareçam estar.

– Adaptabilidade: grandes operadores de telemarketing são pessoas altamente adaptáveis. Ao longo de apenas um dia, você estará conversando com uma ampla gama de pessoas com diferentes gostos, humores, preferências, níveis socioeconômicos e acadêmicos e graus de antiguidade. Você precisa ser capaz de adaptar sua abordagem de acordo com a pessoa com quem está falando e o que está promovendo.

– Motivação: você precisa ser uma pessoa altamente motivada que possa trabalhar com entusiasmo por conta própria. Vendas é um jogo de números – quanto mais pessoas você ligar, mais negócios você gerará. Você precisa de muita motivação para entrar em contato com o maior número possível de pessoas e ainda parecer fresco e positivo em cada telefonema.

– Voz: um bom operador de telemarketing deve ter uma ótima voz. Você também precisará adotar um tom que se adapte a quem você está falando.

– Conhecimento em Informática: na maioria dos casos, você precisará saber usar planilhas, softwares de CRM, Internet em geral e outros itens relacionados à informática.

– Keen Learner: grandes pessoas de telemarketing estão sempre dispostas e querendo aprender. A maioria dos supervisores e gerentes de televendas relatam que seus funcionários com melhor desempenho eram os mais ansiosos para aprender durante os cursos de treinamento. Você precisa ser o tipo de pessoa que está sempre procurando coisas novas para aprender com colegas, prospects, chefes, etc.

– Fé: você deve acreditar que terá sucesso. Isso é o que vai mantê-lo indo depois de chamar cinquenta pessoas e não chegar a lugar nenhum.

– Bem Organizado: gerenciar fusos horários, coordenar agendas e cumprir os protocolos de CRM significa que o profissional de marketing de hoje deve ser muito bem organizado. Se você está encarregado de marcar compromissos para uma equipe ocupada de vendedores em diferentes partes do país ou mesmo do mundo, precisará organizar não apenas seu tempo, mas também o deles. Se você for conversar com seu cliente em potencial novamente, faça anotações e certifique-se de que eles sejam facilmente acessíveis quando a próxima conversa ocorrer.

O telemarketing pode não ser para você se receber um salário regular for sua principal prioridade. Na maioria dos casos, a renda de um operador de telemarketing está ligada ao seu desempenho. Às vezes o trabalho é totalmente relacionado a vendas, ou seja, os funcionários não ganham nada se não venderem.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Telemarketing