Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Blog

O Que Fazer Depois de Substituir a Bateria do Carro? Dicas Essenciais para Manter o Desempenho Ideal

Então, você escolheu a melhor bateria, instalou-a em seu carro e está pronta para pegar a estrada. Seu passeio está se sentindo fresco, e esse motor está implorando por um giro. Mas antes de colocar o pedal no metal, existem alguns passos importantes de substituição pós-bateria que você precisa tomar para garantir que tudo esteja funcionando sem problemas.

Ah, e se você ainda não instalou sua bateria e está procurando conselhos, nós também temos você coberto. Continue lendo para saber como trocar a bateria de um carro da maneira certa, como evitar perder as configurações do seu veículo e o que fazer depois de instalar uma bateria de carro nova.

Fonte de reprodução: YouTube

Como mudar uma bateria de carro sem perder configurações?

Você já pode ter uma ideia de como trocar uma bateria de carro. Basta desconectar os terminais da bateria, remover a bateria antiga e reconectar os terminais ao novo, certo? Isso certamente faz parte do processo, mas há mais baterias de carros do que você poderia esperar. Saiba como cuidar do seu carro após a troca de bateria com as dicas da Forte Baterias BR.

Se o seu veículo perder energia durante uma mudança de bateria, você poderá redefinir acidentalmente algumas configurações importantes do veículo, como:

  • Memória de controle eletrônico adaptável (ECU)
  • Controles automáticos da janela
  • Códigos de rádio do carro
  • Predefinições de rádio e relógio

Se você já substituiu sua bateria e perdeu qualquer uma dessas configurações, não entre em pânico – vamos explicar como restaurá-las mais tarde neste guia. Veja como substituir sua bateria sem perder essas configurações preciosas:

 Substituir a bateria do carro
Substituir a bateria do carro

1. Use um Memory Saver de bateria

O que é um economizador de memória da bateria, você pergunta? Um economizador de memória da bateria (chamaremos de BMS daqui em diante) é um dispositivo que mantém os níveis de energia em seu veículo durante uma troca de bateria. Dessa forma, todos os seus dispositivos importantes – principalmente sua ECU e rádio – permanecem espremidos e mantêm sua memória.

Os protetores de memória da bateria vêm em muitas formas diferentes. Os mais velhos pegam uma bateria de 9V e se conectam ao isqueiro do seu veículo. Os mais novos geralmente se conectam à porta de diagnóstico a bordo do seu veículo e fornecem sua própria fonte de alimentação. Alguns precisarão ser conectados a outra fonte de alimentação, como outra bateria. Se você não tem certeza de qual você precisa, recomendamos a mola para o BMS que produza sua própria fonte de alimentação, uma vez que os BMSs mais antigos podem não funcionar em todos os veículos mais novos.

Você vai querer ter certeza de que o BMS está conectado corretamente antes de desconectar sua bateria. Depois de ter, você está livre para prosseguir para a próxima etapa – desconectando os cabos da bateria.

Substituir a bateria do carro
Substituir a bateria do carro

2. Localize sua bateria e desconecte seus cabos de bateria

Primeiro, localize sua bateria. Geralmente pode ser encontrado deslocamento para um lado do seu compartimento do motor ou tronco. Também pode estar escondido sob um painel de plástico ou tampa da bateria. Em alguns veículos, você também pode encontrá-lo localizado sob o banco traseiro. Dê uma olhada ao redor para encontrar o seu.

Quando estiver pronto para desconectar os cabos, solte as porcas dos cabos da bateria com uma chave ou tomada do tamanho apropriado. Para veículos modernos, esse tamanho provavelmente será de 10 ou 12 mm. Para os clássicos, é provavelmente 7/16 ou 1/2 polegada.

Uma vez que as nozes são soltadas, retire o cabo negativo primeiro (o preto conectado ao poste “-”). Em seguida, remova o cabo positivo (o vermelho conectado ao post “+”).

Observação: Se você optou por usar um BMS para salvar suas configurações, saiba que seu cabo de bateria positivo ainda tem eletricidade cosuriando-o. Portanto, não pegue a extremidade de metal do fio e tenha cuidado para não descansar seu cabo positivo em nada de metal no compartimento do motor ou no porta-malas. Fazer isso pode chocá-lo ou encurtar a conexão, levando a fusíveis a sopros ou eletrônicos danificados. Se você não está usando um BMS, ainda é uma boa prática para evitar qualquer coisa de metal.

3. Remova a bateria velha e instale o novo

Solte ou remova a alça de retenção da bateria do seu veículo se tiver uma. Em seguida, remova a bateria velha. Siga os passos acima em sentido inverso para instalar a nova bateria. Coloque sua nova bateria na bandeja da bateria e aperte a alça de retenção da bateria. Certifique-se de conectar o cabo de bateria positivo primeiro, seguido pelo negativo. Se você usou um BMS para salvar as configurações do seu veículo, você deve ser bom para dirigir! Se você não o fez, continue lendo para saber como restaurar quaisquer configurações potencialmente perdidas.

Dica profissional: Quando você comprou sua nova bateria, você provavelmente pagou o que é chamado de “carga principal”. De acordo com o Bureau of Automotive Repair, uma taxa principal é uma forma de depósito mantido para a devolução de uma parte usada. Se você quiser recuperar esse depósito, traga sua bateria antiga para a loja onde você comprou sua nova bateria.

 Substituir a bateria do carro
Substituir a bateria do carro

Você tem que redefinir o computador do carro depois de deslocar a bateria?

Se você não usou um BMS para salvar as configurações do seu veículo, há alguns computadores que você pode precisar redefinir. Embora restaurar suas predefinições de rádio e relógio pode ser intuitivo, alguns sistemas, como os abaixo, podem não ser tão auto-explicativos.

Redefinindo o Windows automático

Se você notou que suas janelas não rolam mais até o fim com um clique, talvez seja necessário redefinir suas janelas automáticas. Para fazer isso, siga estas etapas gerais ou visite o Tires Plus local para que suas janelas funcionem novamente:

  1. Certifique-se de que a ignição do seu carro está na posição “On” ou “Exelheir”. Isso fornecerá eletricidade para as janelas de energia do seu veículo.
  2. Para janelas que não rolam automaticamente, role a janela para baixo. Sem liberar o interruptor, continue segurando o interruptor para baixo por 10-15 segundos.
  3. Para janelas que não serão enroladas automaticamente, ligue o interruptor até que a janela esteja totalmente enrolada. Sem liberar o interruptor, continue levantando-o por 10 a 15 segundos.
  4. Repita esse processo para cada janela que não esteja funcionando corretamente.
  5. Aproveite suas janelas automáticas!

Nota: Os processos manuais nem sempre funcionam para cada veículo, e às vezes você precisará de uma ferramenta de verificação para redefinir as janelas automáticas.

 Substituir a bateria do carro
Substituir a bateria do carro

Forte Baterias Br

Após substituir a bateria do seu carro, é fundamental seguir alguns cuidados para garantir que o desempenho do veículo continue ideal. Verificar as conexões, testar os componentes elétricos e observar possíveis sinais de mau funcionamento são passos importantes. Além disso, manter uma rotina de manutenção preventiva ajudará a prolongar a vida útil da nova bateria e evitar surpresas no futuro.

Na Forte Baterias BR, além de fornecer baterias de alta qualidade, oferecemos todo o suporte necessário para garantir que seu veículo funcione perfeitamente após a troca. Conte com nossa equipe especializada para orientar você nas melhores práticas de manutenção e escolha da bateria ideal. Visite a Forte Baterias BR e assegure o desempenho confiável do seu carro.

Fonte:https://fortebaterias.com.br/site/o-que-fazer-depois-de-substituir-a-bateria-do-carro/