O que significa quando uma embreagem queima?
Às vezes, falar de carro soa como um idioma diferente. Veja, por exemplo, uma embreagem queimada. A transmissão ou embreagem do seu carro não estava realmente pegando fogo ou queimando, certo? Há um problema com o seu carro e ele não se desloca mais corretamente. Pelos conselhos que você recebeu e pela pesquisa que fez, parece que sua embreagem queimou. O que isto significa? Não houve um inferno ardente em sua transmissão.
O que aconteceu é que o material da embreagem se desgastou no disco de embreagem. Ele não consegue se agarrar ao volante e sua embreagem está escorregando. Pense no material de fricção em seu disco de embreagem como você pensaria em pastilhas de freio. Seu objetivo é criar atrito contra um disco de metal sólido. Para pastilhas de freio, é para diminuir a velocidade do seu carro. Para a embreagem, o atrito entre o disco de embreagem e o volante cria uma conexão sólida entre o motor e a transmissão para ganhar ou manter o ímpeto.
Como isso acontece?
Talvez a razão pela qual se diga que uma embreagem está “queimando” seja por causa do calor excessivo gerado por uma embreagem deslizante ou o cheiro pútrido de um disco de embreagem deslizando contra o volante. Os materiais que compõem um disco de embreagem são, digamos, perfumados quando aquecem. Inclui fios de fibra de vidro, resina fenólica, Kevlar, pó metálico e até compostos de borracha.
Como as pastilhas de freio, este material de fricção é projetado para se desgastar lentamente durante o uso normal. Normalmente, uma embreagem queimada refere-se àquela que passou de boa para torrar em um curto período de tempo. Pode ser devido a:
- Estilo de direção agressivo sustentado
- ‘Montando’ a embreagem
- Disco de embreagem contaminado com óleo
- Um volante empenado
Quer tenha sido por uso normal ou abuso incomum, uma embreagem queimada precisa ser reparada imediatamente.
Como uma embreagem queimada é consertada
Quando uma embreagem queima, é absolutamente necessário substituir o disco da embreagem. O disco de embreagem pode não ser o único componente necessário para reparar o problema. Um técnico precisa remover a transmissão manual para inspecionar os componentes da embreagem. A placa de pressão é verificada para garantir que não esteja danificada e o volante é inspecionado quanto a pontos quentes e empenamento.
A maioria dos reparos de embreagem usa um kit completo que inclui um disco de embreagem de reposição, uma nova placa de pressão, rolamento piloto e rolamento de impulso. É importante substituir todas as peças afetadas. Caso contrário, você pode estar enfrentando outro reparo de embreagem em um futuro não tão distante.
Fonte: https://www.r7.com