O que você pode mudar no nariz com uma rinoplastia?
Neste artigo, listamos alguns exemplos do que pode ser melhorado ou corrigido por meio da cirurgia plástica no nariz. Continue a leitura e entenda porque o sucesso do procedimento depende, diretamente, de uma avaliação individual adequada.
Por que a avaliação individual é tão importante?
A avaliação individual é o que permite determinar os alcances e limites da rinoplastia. Para isso, o especialista faz uma série de exames clínicos, o que pode incluir:
- inspeção do interior do nariz (antes e depois da aplicação de um spray descongestionante) com um endoscópio, para checar as condições do septo (estrutura que separa as duas narinas) e dos cornetos (mucosa que cobre a área por onde passa o ar);
- afastamento das narinas (com delicadeza, usando um instrumento apropriado) para observar se a válvula nasal (localizada no interior da cavidade) está causando alguma obstrução;
- verificação milimétrica das medidas antropométricas faciais, nos planos horizontal, vertical e transversal, com uso do paquímetro (ou projetômetro);
- tiragem de fotografias, a partir de diferentes planos e ângulos, para visualizar os problemas e facilitar o alinhamento entre os desejos do paciente e expectativas reais.
Complementos à avaliação individual
Além dos exames clínicos, o médico pedirá exames laboratoriais e avaliações de alguns especialistas. Os resultados serão avaliados na consulta seguinte e levados no dia da cirurgia. As solicitações mais comuns são:
- exames de sangue;
- avaliações do cardiologista e do anestesiologista.
Orientações sobre contraindicações
Por fim, o médico falará sobre os benefícios para seu caso e os riscos — presentes em qualquer tipo de cirurgia. Além disso, abordará as possíveis complicações, devido à falta de preparação adequada no pré-operatório. As principais contraindicações antes da rinoplastia são:
- interromper o uso de medicações que possam aumentar o sangramento durante a rinoplastia;
- suspender o consumo de cigarro, pelo menos, um mês antes da data do procedimento e
- suspender a ingestão de bebidas alcoólicas na véspera da operação.
Quais aspectos do nariz podem ser mudados na cirurgia?
Para chegar ao formato e função ideais, o especialista analisa as correções necessárias e traça a estratégia de como serão alcançadas. Como cada necessidade exige o emprego de uma ou mais técnicas, diferentes tipos de rinoplastias estéticas e/ou funcionais costumam ser associadas. Isso permite:
- mudar o tamanho do nariz, corrigir assimetrias, deixando-o proporcional à estrutura facial e afinar a ponta nasal bulbosa, conhecida como nariz de batata;
- corrigir a giba (osso saltado no dorso nasal) e a largura do dorso;
- reconstruir áreas acometidas por traumas, por meio da técnica estruturada;
- respirar melhor, ao corrigir desvios funcionais, como o desvio de septo (que prejudica a respiração) e a hipertrofia dos cornetos (causadora da obstrução nasal crônica);
- desobstruir os seios da face e restabelecer a função do aparelho mucociliar, para tratar a rinossinusite crônica;
- remover pólipos nasais (pequenos tumores considerados benignos);
- corrigir defeitos congênitos (como a fenda labial, deformidade que atinge o lábio, bem como a ponta do nariz e o septo).
Então, não dá para ficar com o nariz igual ao do “famoso X”?
Não, mas não significa que isso seja ruim. Afinal, dá para “ficar” com o nariz que melhor harmoniza com o seu rosto e biotipo, respeitando a naturalidade da face. Acredite: solução melhor não há! Pacientes que passaram por essa experiência relatam uma considerável melhora na autoconfiança e na autoestima. Outro aspecto relevante é a melhora da qualidade de vida. Isso é relatado, principalmente, entre os pacientes que tinham distúrbios do sono decorrentes de problemas de obstrução nasal.
Por tudo isso, não é necessário fazer uma rinoplastia para ter o nariz igual ao de determinada pessoa. Aliás, desconfie de profissionais que, por ventura, aceitem esse tipo pedido. Nesse caso, é melhor procurar outro especialista, de preferência, um que se dedique a entender o que lhe incomoda e mostre o que pode ser feito para resolver..
Se você tiver seguro saúde , converse com sua seguradora com antecedência para saber o que está coberto e o que você precisará pagar. O seguro saúde normalmente não paga por procedimentos feitos apenas por motivos cosméticos. Acessando o site: https://plasticanow.com.br/ você encontrara dicas essenciais antes de realizar a cirurgia de Rinoplastia.
Fonte: https://www.r7.com