O que você precisa saber sobre êmbolos?
O vaso sanitário ou a pia não drenam. O que você deveria fazer? Alguns proprietários pegam o êmbolo, enquanto outros pegam o telefone (e discam o número do encanador). Antes de tomar uma decisão de uma forma ou de outra, dê uma olhada no que você precisa saber sobre êmbolos e o encanamento de sua casa.
Quais são os tipos de êmbolos?
Os êmbolos vêm em diferentes formas e tamanhos. Todos os êmbolos criam sucção para remover ou puxar os entupimentos dos drenos. Mas o êmbolo específico que você escolher depende do tipo de dreno que você precisa desentupir. As variedades mais comuns de êmbolos incluem:
- Êmbolo do vaso sanitário. O nome diz tudo. Esse tipo de êmbolo tem um design de copo e aba que é adequado para remover entupimentos de vasos sanitários.
- Êmbolo acordeão. Este êmbolo se parece com um acordeão (como o nome indica). Ele tem uma extremidade estreita que se encaixa perfeitamente no ralo de um vaso sanitário, tornando-o ideal para remover obstruções de vasos sanitários.
- Êmbolo padrão. A versão padrão é provavelmente o que você pensa quando imagina um êmbolo. Ele tem um copo de borracha na extremidade e veda bem em torno de superfícies planas. Embora esses êmbolos não sejam a melhor escolha para uma pia curva ou vaso sanitário, eles funcionam bem em pias de cozinha de fundo plano.
Além de combinar o êmbolo com o tipo de dreno, você também precisa saber como (ou se deve) usá-lo. Não fazer isso pode custar-lhe tempo e dinheiro.
Quando você deve usar um êmbolo?
Uma obstrução pequena ou leve normalmente não requer uma ligação para o profissional. A sucção que um êmbolo cria pode liberar um pequeno pedaço de papel higiênico que está entupindo o vaso sanitário. Mas um entupimento maior ou que esteja profundamente inserido no sistema de encanamento de sua casa pode não responder à pressão de um êmbolo.
Nunca use força excessiva para mergulhar uma obstrução. Se o dreno não abrir com a pressão normal de mergulho, você precisa da ajuda de um profissional. O mergulho forçado pode danificar a linha de drenagem e causar vazamentos.
Junto com tamancos que requerem força extra, evite mergulhar obstruções principais óbvias. Se seu filho joga um caminhão de brinquedo no vaso sanitário, você acidentalmente joga ossos de frango no ralo da pia ou algo de formato estranho cai em outro ralo, resista ao impulso de mergulhá-lo.
E se você não puder usar um êmbolo?
Se você não pode (ou não deve) mergulhar a obstrução, uma cobra de cachimbo pode resolver o problema. Essas bobinas de metal em forma de corda se estendiam pelos tubos, pegando e removendo obstruções à força. Mesmo que uma cobra de cachimbo possa remover obstruções com eficiência, nem sempre é fácil de usar – especialmente os modelos elétricos e mini-rooters.
Nas mãos de um novato, uma cobra de cachimbo pode causar mais danos do que alívio. O uso impróprio pode causar um problema de segurança. As cobras de cachimbo também podem arranhar delicadas luminárias de porcelana, arruinando vasos sanitários ou pias. A menos que você tenha experiência e conhecimento, chame um encanador para drenar seu ralo.
Embora a cobra de cachimbo possa limpar alguns tamancos, não pense que uma cobra é sempre a resposta. Uma obstrução que não se quebra ou se move pode exigir um reparo mais sofisticado. Remover partes do banheiro ou cavar fundo em seu sistema de encanamento não é uma tarefa para o faça-você-mesmo comum. Esses tipos de reparos são melhor feitos por um encanador.
Se você não tiver certeza se uma obstrução é fácil de mergulhar ou não, trate o problema com cuidado. Antes de perder tempo e custar mais dinheiro, consulte um profissional. Um encanador pode avaliar a situação, recomendar um plano de tratamento e fazer os reparos conforme necessário.