Por que o seguro automóvel é importante?
O seguro automóvel é uma proteção importante não apenas para o seu carro, mas também para a sua responsabilidade financeira. Se você se envolver em um acidente sem seguro, poderá ficar preso, pagando centenas de milhares de dólares em danos e lesões. Para entender por que o seguro de carro é importante, você precisa entender como funciona o seguro de carro. O seguro automóvel não protege apenas o seu automóvel em caso de acidente. Ele também protege você – de responsabilidades financeiras, despesas médicas e também de consequências legais.
Ao contrário, digamos, do seguro de vida , o seguro de carro é obrigatório para a maioria dos motoristas. Todos os estados, exceto dois, exigem que você tenha seguro automóvel para que possa pagar pelos danos pelos quais é responsável após um acidente de carro. Se você não tem seguro de carro, está arriscando uma responsabilidade financeira no caso de um acidente, que pode custar centenas de milhares de dólares. Você também estaria preso pagando do próprio bolso por reparos em seu próprio veículo.
Por que é importante ter seguro automóvel?
O seguro de automóveis é importante porque é uma proteção financeira no caso de você se envolver em um acidente de carro e danificar o veículo de outra pessoa ou feri-la. O seguro automóvel também pode proteger o seu veículo contra danos causados por um acidente, como objetos em queda, incêndio ou roubo. Se você não tiver seguro de carro para você e seu veículo, dependendo do estado em que vive, você pode estar infringindo a lei. Dirigir sem seguro pode resultar em multas e suspensão da licença. O objetivo de ter um seguro automóvel é para que você possa reembolsar os outros pelos danos que você causar e não fique preso pagando do próprio bolso as despesas de um acidente de carro ou um tipo diferente de colisão, como se você dirigisse em um poste.
Dependendo do tipo de cobertura que seu seguro de carro contém, você pode estar protegido de uma variedade de perigos, como:
- Incêndio
- Roubo
- Vandalismo
- Danos de granizo
- Danos a animais (como se você acertar um cervo ou se ratos infestarem seu motor)
O que acontece se você se envolver em um acidente de carro e não tiver seguro de carro
Se você sofreu um acidente e não tem seguro de carro, dependendo do estado em que mora, você pode enfrentar multas por não ter seguro, além de multas adicionais se for multado pelo acidente. Se você tem seguro de automóvel, a sua política iria cobrir despesas médicas do outro motorista e o custo para substituir o seu carro (até aos seus limites de apólice de seguro). A lei diz que você é responsável pelos danos causados a outra pessoa e sua propriedade em um acidente de carro que causar, portanto, se você não tiver seguro e não puder pagar pelos reparos e despesas médicas do outro motorista, você pode acabar na prisão ou um tribunal pode decidir enviar uma parte do seu salário todo mês para a pessoa que você atropelou.
O que acontece se você for parado e não tiver seguro de carro
É ilegal dirigir sem seguro automóvel em todos os estados, exceto Virgínia e New Hampshire. Se você está dirigindo e não tem comprovante de seguro, isso é um problema. E em alguns estados, você nem mesmo precisa ser parado para ser pego dirigindo sem seguro. Muitos estados monitoram ativamente se os veículos registrados no estado têm seguro e emitem multas ou suspendem as licenças se perceberem que você não tem seguro. Os Estados exigem que os motoristas tenham seguro para que você esteja protegido e possa pagar pelos danos em caso de acidente.
Se você for parado, o oficial pedirá um comprovante de seguro da sua seguradora de automóveis. Se você não tem, o que acontece a seguir depende do estado em que você se encontra.
Se você for parado sem seguro de carro, algumas coisas podem acontecer:
- Você provavelmente será multado e receberá uma multa, que pode ser de centenas ou até milhares de dólares
- Sua licença pode ser suspensa
- Seu carro pode ser apreendido
FONTE: https://noticias.uol.com.br/
FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas
FONTE: https://www.metropoles.com/