Saneamento básico
Saneamento básico
O saneamento básico consiste na exercício de arrecadação e tratamento de esgoto, higienização urbana, administração de resíduos sólidos e controle de pragas, do mesmo jeito que qualquer forma de administrador patogênico, visando à saúde das comunidades.
O abastecimento de água bebível e o administração de água pluvial similarmente fazem parte das atividades nas quais se enquadram o saneamento básico.
O serviço de saneamento básico pode ser prestado por companhias públicas, como a SABESP, em São Paulo e a CEDAE, no Rio de Janeiro e em dieta de adjudicação, por companhias privadas, como ocorre com a Aegea Saneamento e suas controladas nos mais variados Estados do País.
O serviço prestado por companhias de saneamento é apontado primordial, sendo fundamental para a saúde de toda a agremiação e para o meio local. A absentismo do serviço de saneamento básico aliada a elementos sócio-econômico-cultural são determinantes para o advento de infecções por enteroparasitoses, com maior susceptibilidade às doenças infectocontagiosas pelo grupo infantil.
No Brasil, doenças consecutivos da falta de saneamento figuram entre os principais complicações de saúde pública e ambiental. O saneamento básico é um direito assegurado pela Instituição Federal e assente pela Arbítrio nº. 11.445/2007 como o conjunto de serviços, bases de uma organização e instalações operacionais de abastecimento de água, afronta sanitário, higienização urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de calda pluviais.
Mais informações!! CLICK AQUI