Dicas para uma alimentação saudável

Agregar alimentos variados, agregar o que gostamos na medida certa, praticar exercícios físicos moderados de acordo com nossas possibilidades, deixar de lado os mitos alimentares e recorrer, antes de qualquer consulta, ao médico especialista são alguns dos segredos para cuidar do nosso. saúde e boa aparência é sobre. Nosso corpo é o resultado de nossas escolhas.

Com base no que é recomendado pelas grandes sociedades científicas da nutrição em todo o mundo, podemos levar dicas importantes como um gatilho para a incorporação de hábitos saudáveis.

Coma uma variedade de alimentos

Precisamos de mais de 40 nutrientes diferentes e nenhum alimento pode fornecer todos eles. O suprimento de alimentos de hoje torna mais fácil comer uma grande variedade de alimentos, tanto comprando alimentos frescos para cozinhar quanto comprando refeições prontas ou para viagem. Escolha sempre os alimentos de forma equilibrada!

A maioria das pessoas não incorpora alimentos ricos em carboidratos em quantidade suficiente como pão, macarrão, arroz, batata e outros cereais, considerando-os proibidos para evitar o ganho de peso. Porém, isso não é correto, mais da metade das calorias de sua dieta, ou seja, cerca de 60%, deve ser proveniente desses alimentos. Idealmente, aumente a ingestão de fibras com a contribuição de pão de trigo integral, macarrão de trigo integral e outros cereais.

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Coma muitas frutas e vegetais

A maioria das pessoas não come o suficiente desses alimentos, que fornecem nutrientes protetores importantes. Tente comer pelo menos cinco porções por dia. Experimente novas receitas ou veja quais pratos prontos estão disponíveis no supermercado.

O peso certo depende de muitos fatores, como sexo, altura, idade e genética. O excesso de peso aumenta o risco de sofrer de várias doenças, como problemas cardiovasculares, ossos, articulações e câncer. O excesso de gordura aparece quando você ingere mais calorias do que o necessário. Essas calorias suplementares podem vir de qualquer nutriente que contenha calorias (proteína, gordura, carboidratos ou álcool), mas a gordura é a fonte mais concentrada de calorias. A atividade física é uma boa maneira de queimar calorias e nos fazer sentir bem. A mensagem é simples: se você está ganhando peso, precisa comer com moderação e ser mais ativo.

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Coma porções moderadas: reduza, não corte alimentos

Ao comer as porções certas de cada alimento, é mais fácil comer de todos os grupos de alimentos sem eliminar nenhum. Se você comer fora, pode compartilhar um pouco de sua comida com um amigo. Não desista do hábito de comer com quem você ama. Pular refeições, especialmente o café da manhã, pode levar a dores de fome descontroladas, muitas vezes causando excessos. Comer pode ajudar a controlar a fome, mas não coma muito para não substituir as refeições principais. Os adultos precisam beber pelo menos 1,5 litros de líquidos por dia! E precisamos de mais se está calor ou se fazemos muito esporte. A hidratação é essencial para viver. A água é obviamente uma boa fonte de fluidos, mas a variedade pode ser agradável e saudável. Outras opções são as bebidas dietéticas, mas não devem substituir a ingestão de água.

Comer muitas calorias e não fazer exercícios suficientes pode levar ao ganho de peso. A atividade física moderada ajuda a queimar o excesso de calorias. Também é bom para o coração, para o sistema circulatório, para a saúde geral e o bem-estar. Portanto, faça da atividade física uma rotina diária. Use a escada em vez do elevador (para subir e descer). Faça uma caminhada na hora do almoço. Ande enquanto fala ao telefone. Você não precisa ser um atleta para se mover!

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Comece agora! e fazer mudanças gradualmente

Fazer mudanças graduais no seu estilo de vida é muito mais fácil do que fazê-las de repente. Por três dias, anote os alimentos e bebidas que você consome entre as refeições e durante as refeições. Você come muito poucas porções de frutas e vegetais? Para começar, experimente comer apenas mais uma porção de frutas e vegetais por dia. Seus alimentos favoritos são ricos em gordura e fazem você ganhar peso? Não elimine esses alimentos e sinta-se mal, em vez disso, tente escolher alimentos com baixo teor de gordura ou coma menos deles. E comece a usar a escada no trabalho.

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