Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Sem categoria

O que tem dentro do gás de cozinha


Quando o orçamento começa a apertar, a primeira coisa que fazemos é cortar alguns custos, e entre eles está o gás de cozinha. E com um aumento do preço do gás, precisamos encontrar formas de economizar.

E se a sua conta está vindo muito alta, é o momento de colocar algumas dicas em prática pra tentar reduzi-la. Separamos aqui algumas dicas. Analise cada uma delas e quem sabe está fazendo alguma coisa errada e nem percebeu? Comece a organizar as finanças com as dicas a seguir.

Dicas para economizar gás de cozinha

A impressão é que a cada mês a conta de gás aumenta, por mais que você não tenha feito nada de diferente. É porque o gás está caro mesmo. Mas existem maneiras de diminuir essa conta: Cor das chamas As chamas do fogão devem estar sempre azuis.

Se por um acaso estiverem meio amareladas ou alaranjadas, é bem possível que tenha sujeira acumulada nos bocais. E isso é que faz com que não funcionem direito e assim, aumenta o consumo de gás. Ou você faz uma limpeza ou chama um profissional para te ajudar a resolver. Abrir o forno É muito normal quando estamos assando alguma coisa, abrirmos o forno várias e várias vezes.

Mas saiba que isso também aumenta o consumo de gás. Uma dica é que quando ligar o forno, colocar vários pratos para assar ao mesmo tempo. E sempre usar a luz para verificar se já está pronto ou não.

Cozinhar feijão

O uso da panela de pressão reduz bastante o tempo de cozimento do feijão e com isso também o tempo que o gás fica ligado. Agora, para você diminuir ainda mais o tempo, basta deixar o feijão de molho de um dia para o outro. E procure sempre cozinhar em grande quantidade e congelar.

Alimentos no vapor Existem no mercado panelas próprias para cozimento a vapor. Dessa forma, você aproveita, por exemplo, enquanto outro alimento está cozinhando e coloca legumes nessas panelas próprias. Além de economizar, faz muito bem para a saúde. 5. Cozinhar com panela tampada Quando se cozinha com a panela tampada, mais rápido é o tempo de cozimento.

Saiba Mais: O que tem dentro do botijão de gás de cozinha

Manter portas e janelas fechadas Você sabia que quanto mais corrente de ar, mais vai gastar gás?

Por isso, toda vez que estiver cozinhando, procure fechar portas e janelas. Quando se tem uma corrente de ar muito forte, as chamas ficam mais fracas e até podem apagar. No momento de instalar o fogão na sua casa, escolha um local que não tenha correntes de ar. Cozinhar alimentos em pedaços pequenos O período de cozimento está relacionado diretamente ao tamanho dos alimentos. Assim, quanto menores forem, mais rápido será o cozimento. E isso faz com que o fogão fique menos tempo aceso.

Como economizar no gás de cozinha

Escolher panelas certas Algumas panelas, como as de fundo duplo, de inox ou de cerâmica, apesar de serem um pouco mais caras, como retêm mais calor, o tempo de cozimento é bem menor. Lembrando também que fazem muito melhor para a saúde, pois não liberam substâncias tóxicas.

Abuse da panela de pressão A grande vantagem da panela de pressão é a economia de gás, porque o preparo dos alimentos é num tempo mais reduzido. E assim, vai reduzir o uso do gás de cozinha. E aproveite e já faça uma quantidade maior de comida.

Cozinhar em grande quantidade

A dica aqui é que se possível cozinhe em maior quantidade, por exemplo, um feijão, uma carne ou um frango. Use o que precisar naquele momento e o restante você congela. Isso evita que você use o fogão mais vezes e assim, economiza no gás.

Fazer revisões periódicas

Muitas vezes a conta de gás pode estar vindo alta em razão de algum vazamento. Por isso, faça revisões anuais. E se perceber um escapamento de gás, entre em contato imediatamente com a concessionária.

Preaquecimento do forno Uma dica é pré-aquecer o forno, a uma temperatura de 200º em torno de 10 minutos. Depois é só regular a temperatura de acordo com a sua receita.

FONTE: https://www.r7.com