Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Sem categoria

Pedra nos rins: você sabe as causas e como prevenir?

Pedra nos rins podem ocorrer sem sinalizar dor ou desconforto. Mas, em muitos casos pode se manifestar por uma dor intensa. Os cálculos renais, mais conhecidos como pedra nos rins, são pequenos cristais que ao se movimentarem provocam cólicas. Mas será que podemos evitá-los? Confira abaixo algumas informações e dicas do que se pode fazer para prevenir e qual especialista procurar para o tratamento.

Os rins, localizados na parte posterior do abdômen, são fundamentais no bom funcionamento do organismo. Eles são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar substâncias nocivas. Entre elas, destacam-se: amônia, uréia e ácido úrico. 

Com suas funções, os rins mantêm o equilíbrio de eletrólitos no corpo, como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, entre outros. Além disso, mantém o PH do sangue equilibrado; elimina substâncias como resíduos de medicações e produz hormônios.  A produção de pedra nos rins são situações que fogem da normalidade do funcionamento do órgão. Continue a leitura para entender. 

Fonte de reprodução: Getty imagens

Qual a importância da dieta para cálculo renal?

A questão alimentar está diretamente ligada aos cálculos renais, tanto nos aspectos positivos quanto negativos. Por exemplo, o excesso de sal na alimentação, assim como a ingestão excessiva de proteínas podem aumentar a chance de formação de um cálculo renal.  Por outro lado, o mineral o citrato, encontrado amplamente em frutas e hortaliças, é um nutriente importante para prevenção do cálculo renal. Uma dieta para cálculo renal pode ser útil para prevenir ou tratar esse problema. 

Quais são os alimentos que podem evitar pedras nos rins?

Dependendo do tipo de cálculo ou das alterações encontradas nos exames de urina do paciente com litíase renal, alterações na alimentação podem ser importantes na prevenção e tratamento dos cálculos. Em geral, a alimentação de quem tem ou teve cálculo renal deve ser rica em frutas e verduras e com bastante ingestão de líquidos. Além disso, é preciso evitar o excesso de proteínas e de sal.

A seguir, vamos apontar alguns alimentos que podem ser usados em uma dieta para cálculo renal:

  • Frutas cítricas;
  • Verduras;
  • Muita água;
  • Sucos de laranja ou limão;
  • Frango, peixe e ovos.

Para evitar a formação do cálculo renal e saber de mais informações sobre a saúde, não deixe de consultar seu médico urologista ou nefrologista.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Prevenção para pedra pedra nos rins: beba água

A primeira regra quando se pensa na prevenção de pedra nos rins é beber bastante água.

Afinal, é comum que ainda hoje, muitas pessoas esqueçam de se hidratar da forma ideal.

Sendo assim, a média indicada é a ingestão de 2 litros de água por dia. Portanto, se você reparar na cor da urina e perceber que ela é de um tom amarelo mais claro, significa que você está ingerindo o suficiente.

Além disso, vale dizer: se você ingere algum tipo de suplemento vitamínico, a cor da urina poderá ser alterada. Sendo assim, não será um bom parâmetro.

Prevenção para pedra nos rins: posso comer carne?

O ideal para evitar a formação de cálculos renais é seguir uma dieta equilibrada. Essa, deve levar em conta o consumo reduzido de sódio. Bem como de proteína animal.

Inclusive, saiba que o excesso de sal na urina impede que o cálcio seja reabsorvido pelo sangue. Dessa maneira, temos um elevado nível de cálcio na urina. E isso pode levar a cálculos renais.

A saber, em relação aos alimentos ricos em proteínas animais, eles são ácidos. Por isso, podem aumentar a presença de ácido úrico e de oxalato de cálcio, o que também leva a cálculos renais.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Procure comer menos alimentos ricos em oxalato

Além disso, muitas vezes as pedras nos rins são produzidas por oxalato.

A saber, se trata de um composto natural encontrado em determinados alimentos e que se liga ao cálcio na urina para formar pedras nos rins. Por isso, diminuir e evitar o consumo de alimentos ricos em oxalato pode ajudar a impedir a formação de pedras.

Assim sendo, alguns desses alimentos são:

  • Chocolate;
  • Batata doce;
  • Café;
  • Beterraba;
  • Amendoim;
  • Espinafre;
  • Produtos de soja;
  • Farelo de trigo.

Acessando o site: https://nefroclinicas.com.br/ você encontrara os melhores nefrologistas, e agende a sua consulta!

Fonte: https://www.r7.com