Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Sem categoria

Siga estas dicas para cuidar da bateria do seu carro

A bateria do carro é um elemento fundamental para o seu correto funcionamento. Essa é a fonte de energia para o motor ganhar vida e os sistemas e componentes elétricos entrarem em operação. Além disso, vários são os aspectos que influenciam na duração da bateria automotiva, entre eles: a temperatura, o uso do veículo, a quantidade de acessórios que o carro possui em funcionamento, entre outros.

É por isso que os especialistas em bateria da MAC compartilham cinco dicas principais para o cuidado adequado da bateria.

Verifique se o sistema elétrico funciona corretamente

Fazer uma verificação elétrica periódica do carro é a primeira ação que deve ser levada em consideração para que a bateria não quebre prematuramente. A bateria é responsável pela partida do motor, sistema de ignição, bombas de combustível, entre outros. Além disso, fornece energia para outros equipamentos que funcionam sem a necessidade de ligar o carro, como o rádio ou as luzes. Se algo der errado em todo o sistema elétrico, o coração dele, que é a bateria, também começará a falhar. A vida média de uma bateria com os devidos cuidados e um sistema elétrico funcionando corretamente é de cerca de 2,5 anos.

Se a bateria não estiver bem fixada na cabine do carro, ela se deteriora mais rapidamente. Isso se deve ao fato de que dentro da bateria existe um complexo sistema de estruturas e conexões que sustentam o material ativo que permite o acúmulo e a entrega de energia. Se a bateria não tiver um bom encaixe, o excesso de vibrações afrouxará essas conexões e o material ativo, encurtando abruptamente sua vida útil.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Cuidado com o uso da bateria, nas festas em que seu carro é o protagonista

Muitas pessoas usam o aparelho de som no carro para animar as festas. Deixam as luzes acesas quando o motor não está funcionando, conectam alto-falantes com o carro desligado, incorporam acessórios como GPS, televisores, telas, luzes LED, entre outros; tudo isso gera um custo adicional na bateria. Todas essas ações fazem é descarregá-lo mais rápido e profundamente, e é importante lembrar que a principal função das baterias é dar partida no veículo. Mas se o carro for desligado e muitos acessórios estiverem funcionando, a bateria simplesmente se esgota mais rapidamente. Idealmente, se você gosta de “festejar no carro”, você deve consultar um especialista na área, pois, dependendo da demanda de energia, você pode precisar de uma bateria de ciclo profundo controlado, como baterias AGM.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Aprenda a recarregar a bateria

Se a bateria estiver totalmente descarregada, deve ser recarregada, para o que deve ser consultado um especialista, onde fornecerá uma carga lenta e controlada para restabelecer o estado da bateria. Deve-se ter em mente que em alguns veículos com sistema de informática podem estar mal configurados ao desconectar a bateria, por isso, é aconselhável consultar um especialista, pois possuem “iniciadores”, ou sabem como carregar um veículo. ser capaz de desaparecer

Não se sabe exatamente quanto tempo uma bateria vai durar. Normalmente, as pessoas pensam nela quando ela morreu e o encalhe é irreparável. Mas existem sinais de alerta que você pode observar para não ter aquela “dor de cabeça”. O sinal mais relevante é a ignição do veículo, ao perceber que neste processo o carro não liga imediatamente, é melhor ir a um centro especializado e verificar se a bateria já está disponível para troca. Muitas pessoas se perguntam qual é a bateria mais adequada para substituir a que veio originalmente com o carro; Independentemente do tipo de veículo, o cliente deve adquirir a bateria correspondente à marca e modelo do veículo, tendo em conta os acessórios de que dispõe.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Tente verificar se há vazamentos

Você não precisa ser um especialista para perceber que seu carro está vazando, seja por causa do cheiro ou porque ele mancha o chão da garagem. Este último acontece com muita frequência, esses vazamentos são principalmente devido a óleo ou refrigerante. O calor e a pressão intensos acabarão por causar a falha das mangueiras do motor. Vamos tentar observar se as mangueiras estão velhas ou possuem ranhuras que indicam sinais de vazamento, se for o caso e esses fluidos não estiverem no nível adequado, o motor sofrerá desgaste e, posteriormente, avarias.

É necessário que nosso motor tenha ventilação adequada para um bom processo de combustão. O filtro de ar é aquele que irá garantir uma boa ventilação e evitar que insetos, partículas ou poeira sejam retidos. O mais adequado seria trocá-lo regularmente, pois pode ficar saturado com todas essas impurezas.

Fonte: https://www.r7.com