Tratamento de Cáries/cárie dentária
Cavidades
Quão comuns são as cáries?
Mais de 80% dos americanos têm pelo menos uma cárie quando entram na casa dos 30 anos. As cáries são uma das doenças crônicas mais comuns que afetam todas as idades. Quer saber mais sobre ? Acesse https://ortho3dbr.com.br/
Quais são os tipos de cavidades?
A cárie dentária pode afetar todas as camadas de um dente. Pode levar três anos para uma cárie se formar na forte camada externa do esmalte do dente. A cárie progride mais rapidamente através da dentina (camada média) para a polpa (camada mais interna). A polpa contém terminações nervosas de um dente e suprimento sanguíneo. Os tipos de cárie dentária incluem:
- Superfície lisa: Esta cavidade de crescimento lento dissolve o esmalte dos dentes. Você pode evitá-lo – e às vezes revertê-lo – com escovação adequada, uso do fio dental e limpezas dentárias. Pessoas na faixa dos 20 anos geralmente desenvolvem essa forma de cárie dentária entre os dentes.
- Cáries e fissuras: Cavidades se formam na parte superior da superfície de mastigação do dente. A cárie também pode afetar a face anterior dos dentes posteriores. A cárie e a fissura tendem a começar durante a adolescência e progridem rapidamente.
- Cárie radicular: Os adultos mais velhos que têm gengivas retraídas são mais propensos à cárie radicular. A recessão gengival expõe a raiz do dente à placa e ao ácido. A cárie radicular é difícil de prevenir e tratar.
Diagnóstico
Seu dentista geralmente pode detectar a cárie dentária por:
- Perguntar sobre dor de dente e sensibilidade
- Examinando sua boca e dentes
- Sondando seus dentes com instrumentos dentários para verificar se há áreas moles
- Olhando para raios-X dentários, que podem mostrar a extensão das cáries e cáries
Seu dentista também poderá dizer qual dos três tipos de cáries você tem – superfície lisa, caroço e fissura ou raiz.
Tratamento
Exames regulares podem identificar cáries e outras condições dentárias antes que causem sintomas preocupantes e levem a problemas mais sérios. Quanto mais cedo você procurar atendimento, maiores serão suas chances de reverter os estágios iniciais da cárie dentária e impedir sua progressão. Se uma cárie for tratada antes de começar a causar dor, você provavelmente não precisará de um tratamento extensivo.
O tratamento das cáries depende da gravidade e da sua situação particular. As opções de tratamento incluem:
- Tratamentos com flúor: Se sua cárie acabou de começar, um tratamento com flúor pode ajudar a restaurar o esmalte do dente e às vezes pode reverter uma cárie nos estágios iniciais. Tratamentos profissionais com flúor contêm mais flúor do que a quantidade encontrada na água da torneira, creme dental e enxaguantes bucais. Os tratamentos com flúor podem ser líquidos, gel, espuma ou verniz que é escovado nos dentes ou colocado em uma pequena bandeja que se encaixa nos dentes.
- Recheios: As obturações, também chamadas de restaurações, são a principal opção de tratamento quando a cárie progrediu além do estágio inicial. As obturações são feitas de vários materiais, como resinas compostas da cor do dente, porcelana ou amálgama dental que é uma combinação de vários materiais.
- Coroas. Para cáries extensas ou dentes enfraquecidos, você pode precisar de uma coroa – uma cobertura personalizada que substitui toda a coroa natural do dente. Seu dentista perfura toda a área cariada e o suficiente do resto do dente para garantir um bom ajuste. As coroas podem ser feitas de ouro, porcelana de alta resistência, resina, porcelana fundida ao metal ou outros materiais.
- Canais radiculares: Quando a cárie atinge o material interno do dente (polpa), você pode precisar de um canal radicular. Este é um tratamento para reparar e salvar um dente muito danificado ou infectado em vez de removê-lo. A polpa do dente doente é removida. Às vezes, a medicação é colocada no canal radicular para limpar qualquer infecção. Em seguida, a polpa é substituída por um recheio.
- Extrações dentárias: Alguns dentes ficam tão severamente cariados que não podem ser restaurados e devem ser removidos. A extração de um dente pode deixar uma lacuna que permite que os outros dentes se desloquem. Se possível, considere obter uma ponte ou um implante dentário para substituir o dente perdido.
Preparando-se para seu compromisso
Se você estiver sentindo dor ou sensibilidade nos dentes, marque uma consulta com seu dentista o mais rápido possível. Aqui estão algumas informações para ajudá-lo a se preparar para sua consulta. Quer saber mais sobre os tipos de tratamento de cáries dentárias e outros procedimento, acesse https://ortho3dbr.com.br/melhores-dentistas-nova-lima/
O que você pode fazer
Antes de sua consulta, faça uma lista de:
- Todos os medicamentos, vitaminas, remédios de ervas ou outros suplementos que você está tomando e dosagens
- Quaisquer alergias a medicamentos ou reações ruins que você teve a anestésicos locais
- Perguntas para fazer ao seu dentista
Perguntas básicas para perguntar ao seu dentista podem incluir:
- Tenho uma cárie simples ou preciso de uma coroa ou de um canal radicular?
- Quantas visitas serão necessárias para tratar este dente?
- Quando a dor vai embora?
- O que posso tomar para a dor?
- Quanto tempo devo esperar antes de comer ou beber após este procedimento?
- Existem outras medidas que posso tomar para evitar cáries?
- O meu abastecimento de água local contém flúor adicionado?
- Existem brochuras ou outro material impresso que eu possa ter? Quais sites você recomenda?
Não hesite em fazer outras perguntas durante a sua consulta.
O que esperar do seu dentista
Seu dentista pode fazer algumas perguntas. Esteja pronto para respondê-las para economizar tempo para repassar os tópicos nos quais você deseja se concentrar. As perguntas podem incluir:
- Os extremos de temperatura dos alimentos ou alimentos doces causam dor?
- Morder piora a dor?
- Com que frequência você escova seus dentes?
- Com que frequência você passa fio dental nos dentes?
- Você usa creme dental com flúor?
- Você come muitos doces ou bebe bebidas açucaradas ou refrigerantes?
- Você notou secura na boca?
- qual medicamentos Você usa?
O que você pode fazer enquanto isso
Enquanto você aguarda sua consulta, você pode tomar algumas medidas para controlar sua dor de dente. Por exemplo:
- Tome um analgésico de venda livre, se o seu médico disse que está tudo bem para você.
- Use um anestésico de venda livre projetado especificamente para aliviar os dentes doloridos.
- Use água morna para escovar os dentes.
- Use creme dental desenvolvido para dentes sensíveis.
- Limpe completamente todas as partes de sua boca e dentes – não evite áreas dolorosas.
- Evite alimentos ou bebidas que sejam quentes, frias ou doces o suficiente para desencadear a dor.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1rie_dent%C3%A1ria