Tudo que você precisa saber sobre streaming de TV, um guia para iniciantes
Quer seja a última temporada de Stranger Things ou uma conta de TV a cabo fora de controle, há muitos motivos para adicionar streaming à sua dieta de TV.
Na verdade, está cada vez mais difícil assistir TV sem streaming. 2018 marcou o primeiro ano em que havia mais programas de TV originais com script em serviços de streaming do que broadcast e cabo básico, e um estudo recente descobriu que mais consumidores agora assinam um serviço de streaming do que uma assinatura tradicional de TV paga.
Se você ainda não aderiu ao movimento do streaming, as opções podem parecer um pouco opressivas. Em alguns casos, você pode até estar se perguntando, o que é streaming? Aqui está o que você precisa saber.
Tudo que você precisa para iniciar o streaming
Embora o streaming de TV possa parecer uma tarefa complicada, você provavelmente já tem tudo de que precisa em casa.
Internet rápida
Uma experiência de streaming feliz começa com sua conexão com a Internet. Recomendamos alguns mínimos diferentes para vários tipos de streaming:
- Para transmitir vídeos em definição padrão (SD), pelo menos 3 Mbps é recomendado.
- Para transmitir vídeos em alta definição (HD), recomenda-se pelo menos 5 Mbps.
- Para transmitir vídeos em HDR ou 4K, pelo menos 25 Mbps é recomendado.
A resolução de definição padrão é um dinossauro neste ponto. A última vez que um programa de TV foi transmitido em SD foi em 2014, e a maioria das TVs começou a ser fabricada em HD em vez de SD por volta de 2009, quando a FCC determinou que todos os sinais de TV fossem transmitidos digitalmente.
Hoje, as TVs SD não são mais produzidas e a Netflix é o único serviço de streaming importante a oferecer um plano SD, principalmente como uma forma de promover seu preço inicial mais baixo.
As TVs 4K existem na extremidade oposta do espectro. Eles produzem a melhor imagem que o dinheiro pode comprar e, como tal, sobrecarregam muito mais sua conexão com a Internet.
A maioria das TVs ainda se enquadra na categoria HD. Você deve ter como objetivo, pelo menos, 5 Mbps de velocidade de download, mas esse número precisará aumentar ainda mais se mais de um dispositivo estiver conectado ao mesmo tempo.
Dica profissional: para obter melhores resultados, use um cabo Ethernet para conectar seu roteador ou modem diretamente ao dispositivo antes de executar o teste.
Dispositivo de streaming, smart TV ou console de jogos
Depois de ter uma conexão de Internet rápida o suficiente, você precisará encontrar uma maneira de acessar os serviços de streaming na sua TV. Existem três maneiras comuns de fazer isso:
- Dispositivos de streaming, conecte-se à porta HDMI da sua TV e dê acesso a todos os serviços de streaming imagináveis. A variedade de aplicativos de streaming disponíveis é a atração principal; embora sua TV inteligente possa não ter HBO Now integrado, por exemplo, todos os principais dispositivos de streaming têm. Eles também fornecem uma interface fácil de navegar e a capacidade de pesquisar títulos em todos os serviços de streaming.
- Smart TVs são a forma mais popular para acessar serviços de streaming. Se você comprou uma TV nos últimos 10 anos, é provável que ela seja considerada “inteligente” ou seja, ela se conecta à Internet e tem aplicativos de streaming integrados. Infelizmente, ele pode não ter todos os aplicativos que você deseja e geralmente não há como adicionar novos.
- Os consoles de jogos são outro método popular de streaming, mas na verdade é um uso secundário. Se você ainda não tiver um, não vale a pena gastar mais de $ 300 apenas para fazer streaming de vídeo.
Devo comprar um dispositivo de streaming se já tiver uma smart TV?
Existem duas vantagens principais em usar um dispositivo de streaming em relação às opções integradas em sua smart TV: Você terá acesso a mais serviços de streaming e uma interface e sistema de pesquisa mais amigáveis.
A maioria das smart TVs vem com um punhado de aplicativos de streaming pré-instalados, e talvez você não consiga adicionar mais nada além disso. Se você quiser assistir Mulan, por exemplo, mas o Disney Plus não está na sua TV, você está sem sorte.
Dispositivos de streaming também fornecem um ecossistema melhor para todos os seus aplicativos de streaming. Eles tornam mais fácil navegar entre os serviços e permitem que você pesquise títulos em todos os aplicativos disponíveis no dispositivo.
Se você pesquisar Jaws em um dispositivo de streaming, por exemplo, ele mostrará que está disponível gratuitamente com uma assinatura do HBO Max, mas também para alugar por meio de aplicativos como Amazon Video e Vudu. Isso economiza muito tempo pesquisando em aplicativos individuais, bem como o dinheiro que você pode ter gasto para alugar um filme que já está incluído em uma de suas assinaturas.
Você ainda pode transmitir em uma TV antiga sem uma porta HDMI
Se você tiver uma TV SD mais antiga sem portas HDMI, ainda poderá transmitir com o equipamento certo. A Roku é o único fabricante de dispositivos de streaming que faz um dispositivo (o Roku Express +) que funciona com os conectores compostos vermelho, amarelo e branco encontrados em TVs mais antigas.
Além disso, você também pode comprar um adaptador HDMI para RCA para converter sua TV. Isso permite que você use qualquer dispositivo de streaming que desejar, mas houve reclamações sobre isso não funcionar muito bem com serviços de streaming. Recomendamos usar o Roku se você tiver uma TV mais antiga.
Como iniciar o streaming
1. Conecte seu dispositivo de streaming
Se você for usar uma smart TV, pule para a etapa dois. Quase todos os dispositivos de streaming se conectam à porta HDMI da TV, e geralmente também a uma tomada elétrica. A primeira coisa que você precisa fazer é conectar o dispositivo, mudar sua TV para a entrada HDMI que você está usando e começar a seguir as instruções que aparecem na tela.
2. Conecte-se à internet
Depois de conectar seu dispositivo de streaming, você precisará fazer login na rede Wi-Fi de sua casa. Alguns dispositivos, como o Fire TV Stick 4K da Amazon e o Chromecast Ultra do Google, também podem se conectar diretamente ao seu modem de internet usando um cabo Ethernet . Isso geralmente fornece uma conexão mais confiável, então você terá menos buffering em seus fluxos.
3. Faça login em aplicativos de streaming
Serviços de streaming populares como Netflix e Hulu virão pré-baixados em sua smart TV ou dispositivo de streaming, mas se você quiser assistir a um serviço de nicho como Shudder ou The Criterion Channel, provavelmente terá que fazer o download você mesmo.
Encontre algo para assistir
Quando se trata de streaming de TV, existem dois tipos principais de serviços disponíveis: ao vivo e sob demanda. Os serviços de streaming de TV ao vivo são como substituições de cabos. Eles transmitem os mesmos canais, têm os mesmos comerciais e você paga um prêmio em comparação com outros serviços de streaming. Serviços de streaming sob demanda como Hulu e Netflix não têm nenhum conteúdo ao vivo, você pode assistir seus programas e filmes sempre que quiser.
Serviços de streaming sob demanda
De longe, essa é a categoria mais popular de serviços de streaming. Eles geralmente custam cerca de US $ 10 / mês, vêm com uma avaliação gratuita de sete dias e oferecem acesso a milhares de programas de TV e filmes.
Substituições de cabos
Substituições de cabos são serviços que transmitem TV ao vivo por meio de sua conexão com a Internet. Eles custam cerca de $ 50/mês e geralmente são uma alternativa mais barata ao cabo. Outra vantagem é que os contratos são mensais, então você pode cancelar a qualquer momento se não estiver satisfeito com seu serviço.
Serviços de streaming gratuitos
Embora os serviços de streaming geralmente sejam posicionados como uma alternativa mais barata à TV tradicional, as despesas ainda podem aumentar rapidamente. Felizmente, existem dezenas de serviços de streaming gratuitos disponíveis agora que têm algumas seleções surpreendentemente boas. Você terá que assistir alguns anúncios, mas ainda é muito menos do que você obteria na TV a cabo.