Tudo sobre a doação de rim
Quase 100.000 pessoas estão na lista de espera por um transplante de rim. Muito mais pessoas estão esperando por um rim do que por todos os outros órgãos combinados. Infelizmente, o número de pessoas esperando pelos rins é muito maior do que o número de rins disponíveis de doadores vivos e falecidos. Você pode salvar uma vida sendo um doador de rins.
Ser um doador de rim vivo
Se você tem dois rins saudáveis, pode doar um de seus rins para melhorar ou salvar a vida de outra pessoa. Você e o receptor do seu rim (a pessoa que o recebeu) podem viver com apenas um rim saudável.
Se você está interessado em viver doação de rins:
- Contate o centro de transplante onde o candidato a transplante está registrado.
- Você precisará passar por uma avaliação no centro de transplante para ter certeza de que é uma boa opção para a pessoa para quem deseja doar e que tem saúde o suficiente para doar.
- Se você for compatível, saudável e estiver disposto a doar, você e o receptor podem agendar o transplante em um horário que seja adequado para vocês dois.
- Se você não for compatível com o destinatário pretendido, mas ainda quiser doar seu rim para que o destinatário que você conhece possa receber um rim compatível, a troca pareada de rim pode ser uma opção para você.
Outra maneira de doar um rim enquanto você está vivo é dar um rim a alguém que você não necessariamente conhece. Isso é chamado de doação viva não dirigida. Se você estiver interessado em doar um rim para alguém que você não conhece, o centro de transplante pode pedir que você doe um rim quando você for compatível com alguém que está esperando por um rim em sua região ou como parte de uma doação pareada de rim. Você nunca será forçado a doar.
Benefícios e riscos da doação de rins vivos
Benefícios
Não há dúvida de que ser um doador vivo é um grande benefício para o receptor (a pessoa que recebe seu rim). Os destinatários de um rim de doador vivo geralmente vivem mais e com mais saúde em comparação com aqueles que recebem um rim de doador falecido (um rim de alguém que acabou de morrer). É importante reconhecer que também pode haver benefícios para o doador. Alguns deles são:
- Salvando a vida de outra pessoa
- Oferecendo uma qualidade de vida renovada e melhorada a outra pessoa
- Maior compreensão de sua própria saúde ou condições de saúde
Riscos
Como um doador de rins, o risco de ter insuficiência renal mais tarde em sua vida não é maior do que para alguém na população em geral de idade, sexo ou raça semelhantes.
Em média, os doadores têm perda permanente da função renal de 25 a 35% após a cirurgia.
É importante reconhecer que existem riscos em qualquer tipo de cirurgia, que a equipe de transplante irá explicar detalhadamente. Alguns deles incluem:
- Dor, sensação de cansaço, hérnia, coágulos de sangue, pneumonia, lesão nervosa, obstrução intestinal
Algumas pessoas que doam um órgão podem sentir ansiedade, depressão ou medo após a cirurgia. O estresse financeiro também pode ser resultado de doações, pois você pode precisar tirar uma folga do trabalho. Converse com a equipe de transplante durante o processo de avaliação para encontrar maneiras de gerenciar esses estresses.
Cirurgia de doador vivo
Se você quiser ser um doador vivo, precisará fazer um exame médico com exames de sangue para ter certeza de que está saudável o suficiente para doar um rim. Alguns dos testes necessários podem incluir:
- Exames de sangue
- Testes de urina
- Papanicolaou / exame ginecológico
- Colonoscopia (se maior de 50 anos)
- Testes de triagem para câncer
- Teste de anticorpos
- Raio X
- Eletrocardiograma (EKG) que olha para o seu coração
- Outro teste de imagem, como uma tomografia computadorizada
Você também deve se encontrar com um psicólogo e um defensor do doador independente para ter certeza de que está mentalmente e emocionalmente pronto para doar um de seus rins.
Se você for saudável e seus anticorpos e tipo sanguíneo corresponderem à pessoa que receberá seu rim, você pode ser aprovado para doar seu rim.
A cirurgia
A maioria das cirurgias de transplante de rim é realizada por laparoscopia. A cirurgia laparoscópica é um novo método de cirurgia que usa cortes muito pequenos no corpo e um tubo fino iluminado para examinar o interior do corpo. Em uma cirurgia laparoscópica de um doador de rim, o cirurgião faz pequenos cortes no estômago do doador e o rim é removido por meio de uma incisão grande o suficiente para passar. Essa operação leva de 2 a 3 horas, e um doador de rim geralmente passa de 1 a 3 dias no hospital se recuperando. O período de recuperação após a cirurgia laparoscópica é muito mais curto do que após uma cirurgia aberta tradicional. Também há menos complicações com a cirurgia laparoscópica.
Antes do uso da cirurgia laparoscópica, o rim era removido de um corte aberto maior, causando um período de recuperação mais longo para o paciente, em comparação com o método laparoscópico.