Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Blog

5 BENEFÍCIOS IMPRESSIONANTES DO ALINHAMENTO DAS RODAS

Mudança de óleo? Você sabe que precisa desse serviço a cada poucos milhares de quilômetros. Nova bateria? É bastante óbvio quando o seu velho se despede.

Mas e o alinhamento das rodas? Esse serviço frequentemente esquecido vem com algumas vantagens sérias, como maior eficiência de combustível, uma viagem mais suave e melhor segurança do veículo, mas esses são apenas alguns dos benefícios.

Aqui, vamos apresentar todos os benefícios do alinhamento das rodas, que envolve fazer ajustes no sistema de suspensão do seu veículo, a conexão entre o veículo e as rodas.

Fonte: Reprodução: Pinterest

1. Eficiência de combustível

O desalinhamento pode diminuir a milhagem do gás em até 10%, escreve a Investopedia. Em vez de rolar livremente, os pneus desalinhados se arrastam. Isso significa que se seus pneus não estiverem ajustados corretamente, você poderá gastar mais dinheiro com gasolina. O alinhamento das rodas pode ajudar a economizar combustível e abastecer com menos frequência.

2. Passeio mais suave

Quando seus pneus estão desalinhados, seu veículo tende a puxar para a esquerda ou direita, levando a um percurso trêmulo, acidentado ou até mesmo cheio de vibração. Um alinhamento de roda suaviza seu passeio e contribui para uma melhor experiência ao volante.

3. Melhor direção

Se as rodas do seu carro estiverem desalinhadas, será mais difícil dirigir. Você pode até mesmo se pegar segurando o volante em um ângulo estranho para dirigir o carro em linha reta ou virando de um lado para o outro. Essa falta de controle aumenta a probabilidade de você se envolver em um acidente. O alinhamento correto das rodas significa que você pode evitar esses problemas e manter o controle estável do carro.

4. Menos reparos automáticos

É difícil lá fora. Se seus pneus estiverem desalinhados, uma pequena sacudida pode causar grandes problemas. Bater em um buraco, por exemplo, pode causar muito mais danos aos pneus e ao sistema de suspensão com mau alinhamento. Gastar uma pequena quantia em um alinhamento de roda pode evitar que você gaste muito dinheiro em grandes reparos de automóveis no futuro.

5. Pneus de longa duração

O desalinhamento pode levar ao desgaste prematuro e desigual dos pneus. Se você esperar para obter o alinhamento das rodas até que seja tarde demais, poderá acabar comprando pneus novos com mais frequência. Se você estiver perto do seu veículo agora, verifique os pneus para ver se eles mostram algum sinal destes três tipos de desgaste irregular ou prematuro dos pneus:

  • Envelhecimento: os pneus ficam “frisados” quando o piso é liso ou desgastado de um lado e pontiagudo do outro. Esse tipo de desgaste do pneu ocorre quando há uma combinação de configurações de alinhamento incorretas.
  • Desgaste da curvatura: a borda interna ou externa da banda de rodagem do pneu parece muito mais gasta do que o centro da banda de rodagem? Pode ser devido ao desgaste da curvatura. A curvatura se refere ao ângulo dos pneus no chassi do veículo e pode ser positivo ou negativo dependendo do ângulo. A curvatura positiva (inclinação para fora) geralmente é útil para manter os veículos de lazer estáveis, enquanto a curvatura negativa (inclinação para dentro) ajuda os veículos de alto desempenho a controlar as curvas. Embora alguma curvatura positiva ou negativa seja boa, muito de uma delas é ruim.
  • Desgaste do salto e do dedo do pé: imagine a banda de rodagem do pneu e aumente o zoom. Essas seções individuais são chamadas de “blocos da banda de rodagem”. Quando um lado de um bloco de piso parece estar se desgastando mais rápido do que o outro na direção de rolagem do pneu, isso é chamado de desgaste do calcanhar e do dedo do pé. Um sintoma de desgaste do calcanhar / dedo do pé pode ser ruído ou vibração.

Alinhar e equilibrar seus pneus a cada 6.000 milhas ou mais pode ajudar seus pneus, e todo o seu veículo, a durar mais e ter um desempenho melhor. Agende um alinhamento de roda no seu mecânico se o seu veículo mostrar qualquer sinal de desalinhamento.

Fonte: http://g1.globo.com/carros/blog/oficina-do-g1/assunto/mecanica/