Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Sem categoria

Angiologia: especialistas e informações

Quando se trata de funções e doenças de artérias, veias e vasos linfáticos , os angiologistas são procurados – ou seja, no tratamento de doenças vasculares. Enquanto ramo da medicina interna, o diagnóstico de várias doenças vasculares está em primeiro plano na angiologia, bem como nos tratamentos e terapias operativas e não operatórias, bem como na prevenção para prevenir as doenças com antecedência.

Três quadros clínicos do sistema circulatório caem no campo da angiologia: As partes de suprimento e drenagem do sistema – ou seja, as artérias e veias, com arteríolas e capilares contando entre os vasos arteriais. A terceira área diz respeito ao sistema linfático. O foco são as doenças vasculares degenerativas e inflamatórias das extremidades – como doença arterial oclusiva, varizes, edema ou trombose. Os vasos que irrigam o cérebro também são um foco particular da angiologia, por exemplo, estreitamento da artéria carótida e, claro, derrames.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Angiologia – mais informações

A angiologia, como um ramo da medicina interna, lida com doenças dos vasos e, portanto, também é chamada de medicina vascular. Os angiologistas diagnosticam e tratam doenças vasculares que se originam nas artérias, bem como aquelas que se originam nas veias ou vasos linfáticos . Estes incluem, por exemplo, distúrbios circulatórios devido a constrições vasculares ou oclusões vasculares. Os procedimentos típicos no diagnóstico de doenças vasculares são a angiografia e a ultrassonografia Doppler / duplex. A terapia das doenças vasculares pode ser medicamentosa, físico-conservadora ou invasiva. A inserção de um stent agora é um procedimento realizado com frequência na clínica de angiologia.

Em um estado saudável, não notamos que o sangue está fluindo através de nossa densa rede vascular e suprindo todos os órgãos e células do corpo. O sistema de vasos sanguíneos forma as rotas de transporte de nutrientes, oxigênio, hormônios e muito mais e, ao mesmo tempo, remove resíduos tóxicos do corpo. Mas assim que algo está errado nos vasos, ou seja, sofremos de doenças vasculares, a pessoa em questão rapidamente percebe sinais de doença ou falhas. A angiologia moderna, o estudo das doenças vasculares, foi fundada apenas na década de 1950. É, portanto, a mais jovem subdisciplina da medicina interna . Como muitas doenças vasculares também afetam outras áreas médicas, os angiologistas costumam cooperar com neurologistas , cardiologistas , mas também com dermatologistas e especialistas em linfa.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Quais doenças são tratadas por angiologistas?

As doenças vasculares são basicamente divididas em doenças do sistema de abastecimento (arterial) e do sistema de drenagem (venoso e linfático) . As doenças vasculares arteriais são principalmente doenças oclusivas causadas por arteriosclerose avançada . Depósitos nas paredes dos vasos e processos inflamatórios levam a uma constrição (estenose) ou oclusão total de artérias importantes. Isso impede ou interrompe completamente o suprimento de oxigênio para o órgão ou tecido a jusante. Essa insuficiência ou oclusão no sistema vascular arterial está associada a fortes dores e é sempre uma situação de emergência , pois o tecido ameaça morrer.

As doenças vasculares das veias, por outro lado, são frequentemente varizes ou tromboses (coágulos sanguíneos). Eles podem levar à obstrução do fluxo, especialmente nas pernas, mas também desencadear um ataque cardíaco, embolia pulmonar ou acidente vascular cerebral, destacando um trombo. Exemplos de doenças vasculares tratadas em uma clínica de angiologia incluem:

  • Quando a claudicação e a doença arterial periférica (DAP) são chamadas, isso ocorre devido à diminuição do fluxo sanguíneo nas artérias da pelve e nas pernas para causar dor nas pernas.
  • A estenose carotídea é um estreitamento da artéria carótida.
  • Distúrbios circulatórios dos vasos, como constrições nas artérias dos vasos do coração, podem desencadear doenças graves, como doenças coronárias ou até mesmo um ataque cardíaco .
  • No caso de varizes das veias , o sistema venoso superficial é enfraquecido, as válvulas de fechamento nas veias mais nenhuma função adequadamente, o que leva a um congestionamento do sangue nas veias, com a característica de alargamento dos vasos.
  • A trombose venosa , que é a oclusão das veias por um coágulo sanguíneo, pode não ser tratada uma perna aberta ( úlcera cruris ), uma síndrome pós-trombótica ou resultado de embolia pulmonar .
  • No caso do pé diabético (síndrome do pé diabético), as feridas já não cicatrizam espontaneamente em doentes com diabetes mellitus devido a distúrbios circulatórios, ocorrem lesões nervosas e úlceras e, em casos extremos, pode ser necessário amputar o pé.
  • No caso do linfedema , os fluidos não podem mais ser transportados adequadamente pelos vasos linfáticos, o que leva ao acúmulo de fluidos na área afetada do corpo.
  • Aneurismas são vasos dilatados que rompem e podem levar a sangramento com risco de vida (por exemplo, aneurisma aórtico ).
  • Em embolias, os vasos sanguíneos são parcial ou completamente fechados por material lavado (coágulos de sangue, bolhas de ar, gotículas de gordura).
  • Malformações vasculares
Fonte de reprodução: Getty imagens

Aneurismas: doenças vasculares semelhantes a saco

Os aneurismas são principalmente protuberâncias na parede do vaso . Eles podem assumir muitas formas, mas aneurismas em forma de baga, em forma de saco, tortuosos e em forma de gavinha são comuns. Uma vez que a parede do vaso pode rachar com o tempo, assim como um balão inflado demais, um aneurisma frequentemente ameaça estourar. Essa ruptura vascular na área de uma das grandes artérias do corpo (por exemplo, aorta abdominal) causa uma grande perda de sangue que pode ser fatal em minutos.

Nesses casos, uma operação para fechar o dano vascular é necessária com urgência. Curiosamente, os homens têm cerca de 10 vezes mais probabilidade de serem afetados por essa doença vascular do que as mulheres. Acessando o site: https://angio.com.br/ você encontrara diversas dicas sobre o tratamento com angiologista.

Fonte: https://www.r7.com