Abdominoplastia ou lipoaspiração: cirurgia plástica da barriga
A Abdominoplastia (ou lipoaspiração) é um procedimento de cirurgia estética que corrige o aspecto da barriga se houver excesso de gordura, de pele ou de afundamento muscular.
A cirurgia de abdominoplastia aperta a pele distendida ao nível da barriga, fortalece a cintura abdominal e afina a cintura. A abdominoplastia é um verdadeiro “rejuvenescimento” da barriga que permite recuperar um ventre tônico e tenso, mantendo seu aspecto natural.
O que é uma cirurgia de abdominoplastia?
A cirurgia de dobra da barriga é um procedimento de cirurgia estética e reconstrutiva da barriga. Às vezes chamada de abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal, essa cirurgia remodela o abdômen removendo o excesso de gordura , pele e reestruturando os músculos da parede abdominal.
A abdominoplastia pode ser realizada com uma finalidade estritamente estética , mas também pode ser realizada para corrigir um distúrbio funcional , permitindo ao paciente recuperar o conforto e reparar os músculos abdominais.
Para qual tipo de paciente?
Este procedimento é particularmente apropriado para pacientes com excesso de pele na barriga . Este excesso de pele pode ser devido às consequências de uma gravidez ou após uma perda de peso significativa.
Algumas pacientes magras também têm barriga de gravidez “forçada” com mais ou menos distensão muscular sem sobrecarga de gordura. A abdominoplastia tem seu lugar nessas pessoas para reapertar a pele e os músculos para os quais nenhuma reabilitação ou ginástica daria resultados.
Depois de uma gravidez ou após uma ponte de safena
Na mulher, o abdómen fica particularmente enfraquecido após a gravidez, o que induz uma distensão da musculatura e que tem uma acção sobre a elasticidade da pele ao nível do ventre. A abdominoplastia também é uma intervenção indicada após uma perda significativa de peso , seja como resultado de uma dieta alimentar ou após um procedimento de cirurgia bariátrica (“by-pass”, anel gástrico).
Um tratamento de emagrecimento da barriga?
É importante saber que a abdominoplastia não é um tratamento adelgaçante, mesmo que geralmente implique a retirada de parte do excesso de gordura por meio de lipoaspiração. Esse procedimento só pode remover as estrias da pele que será removida, geralmente entre o umbigo e o púbis. Pode permitir o tratamento simultâneo de certos déficits parietais. Isso pode envolver lacunas entre os músculos verticais do abdômen e possíveis hérnias.
Para o paciente que sofreu uma grande perda de peso , um halterofilismo pode ser uma intervenção mais apropriada. É uma operação que trata a área da bacia de forma circular. Também coloca os quadris em tensão, para regar as nádegas e corrigir o arco das costas. Os resultados de um bodyift são espetaculares, mas é uma intervenção mais pesada do que uma abdominoplastia (em termos de recuperação e acompanhamento pós-operatório).
Descrição de uma cirurgia de abdominoplastia
O objetivo da abdominoplastia é devolver a tensão aos músculos relaxados, bem como à cobertura cutânea do abdômen e retirar o excesso de gordura localizado ao nível da barriga graças à lipoaspiração.
A abdominoplastia é uma operação que permite obter muito bons resultados com grande repercussão na qualidade de vida e bem-estar dos doentes. Isto é verdade para qualquer uma das variantes acima referidas. Para além disso pode ser associada com segurança a outros procedimentos cirúrgicos no mesmo tempo operatório, tais como mamoplastia (de redução, de lifting mamário ou de aumento com próteses de silicone) blefaroplastia, otoplastia, lifting da face, pescoço ou testa.
A técnica clássica de abdominoplastia apresenta, apesar de tudo, uma taxa de complicações algo elevada, particularmente o seroma (surge em 20 a 25 % dos casos). Este termo refere-se à acumulação de líquido na espessura da parede abdominal. Trata-se normalmente de uma situação que não obriga a novo internamento ou operação, isto é, pode ser resolvida no consultório. Apesar disso, pode obrigar a várias consultas adicionais e mesmo assim pode prejudicar o resultado estético final. A maioria dos casos de seroma é resolvida com drenagem através da pele do abdómen por meio de uma agulha. Normalmente é necessário repetir algumas vezes esta drenagem, até resolução completa do seroma sob pena de o resultado estético ser comprometido. O tratamento do seroma só será feito em internamento ou no bloco operatório em casos de infecção ou de seroma de grande volume.
Fonte: https://www.r7.com