Como limpar uma caixa d’água
Limpar uma caixa de água não precisa ser um grande projeto. A melhor maneira de garantir que uma limpeza de rotina seja apenas uma limpeza de rotina e não uma emergência sanitária é ficar de olho em qualquer sedimento, algas ou outros crescimentos microbianos desagradáveis. Tanques brancos ou translúcidos são especialmente vulneráveis à contaminação porque recebem mais luz solar direta quando colocados do lado de fora. Nesses casos, eles se tornam uma área de desova de bactérias e algas, que podem causar sabores e odores amargos e, se não forem controlados, podem até causar doenças ou problemas de saúde.
A boa notícia é que provavelmente você não precisa contratar ninguém para fazer uma inspeção ou limpeza básica. A maioria das pessoas pode limpar seus tanques de água sozinhas. Você só quer ter certeza de que consegue acessar o tanque e alcançar todas as partes do interior para esfregar e enxaguar. Quando terminar, deve parecer novo!
Como faço para limpar um tanque de armazenamento de água?
Limpar um tanque de armazenamento de água é um pouco como limpar uma banheira gigante, mas com mais cuidado para desinfetar o interior. Aqui está um breve resumo das etapas envolvidas:
- Drene o tanque de água: se você tiver um tanque de água grande, certifique-se de descarregar a água em um local onde não inundará os arredores. Quanto mais secador for o tanque, mais eficaz será o resultado final, portanto, certifique-se de usar uma bomba ou aspirador úmido para remover a água deixada pelo processo de drenagem. Como alternativa, use uma toalha para limpar qualquer umidade restante.
- Esfregue o interior: esta é provavelmente a parte mais importante do processo de limpeza. Você deseja remover qualquer sujeira, lodo ou limo que se acumulou nas paredes do tanque. As lavadoras hidráulicas são uma ótima ferramenta para o trabalho, pois alguns tanques não permitem espaço suficiente para você alcançar e esfregar facilmente o interior. Se você não tiver uma lavadora de alta pressão, use escovas de cerdas duras, um esfregão com cabo ajustável ou qualquer ferramenta de limpeza que possa ser aplicada em ângulo. A ideia é poder alcançar todos os cantos do tanque e aplicar força suficiente para remover toda a escória e lodo que se formou desde a última limpeza. Quando você terminar, o tanque deve estar mais ou menos como no dia em que chegou: intocado.
- Enxágue o tanque: use água fria para enxaguar a água suja que se acumulou durante o processo de lavagem. Você não precisa ser tão meticuloso desta vez, já que terá outra rodada de enxágue mais tarde no processo de limpeza.
- Alveje o interior: use sua solução de alvejante (1 colher de sopa de alvejante para cada galão de água) para esfregar o interior do tanque. Você deve usar luvas descartáveis e proteção para os olhos durante esta fase. Novamente, você pode apenas usar as mãos para este processo, mas você precisa ter certeza de que consegue alcançar todas as superfícies do tanque. Uma lavadora de alta pressão é a ferramenta ideal para o trabalho, mas você também pode usar um esfregão com cabo ajustável – o que funcionar para você.
- Deixe a solução descansar: para desinfetar o tanque o suficiente, você deve deixar a solução de alvejante por pelo menos duas horas. Isso irá matar quaisquer bactérias teimosas ou contaminantes microbianos.
- Opcional: limpe as linhas de abastecimento de água: as tubulações de água de sua casa também podem estar sujas. Ao abrir suas torneiras com a solução de alvejante, você poderá higienizar mais do que apenas seu tanque de armazenamento de água. Você pode usar uma bomba para executar a solução do tanque até a entrada de água e o restante das linhas em sua casa.
- Enxágue o tanque: depois que o alvejante fizer seu trabalho. Você quer ser o mais meticuloso possível porque a água sanitária é tóxica e uma grande desvantagem quando se trata de água potável. Portanto, certifique-se de que nenhum alvejante foi deixado para trás. Se você colocou parte da solução nos canos de água, certifique-se de abrir as torneiras com água quente. Você deseja continuar a enxaguar ou abrir as torneiras até que todas as bolhas de sabão ou alvejante tenham desaparecido.
- Opcional: Reabasteça parcialmente o tanque: agora que o tanque está limpo, higienizado e enxaguado da solução de água sanitária, encha-o parcialmente com água potável.
- Opcional: meça os níveis de cloro: para ter certeza absoluta de que não há mais alvejante no sistema, use tiras de teste de cloro para testar as linhas de abastecimento de água. Se os níveis forem nominais, você pode prosseguir para a etapa final. Se os níveis de cloro estiverem muito altos, você deve retornar ao passo nº 7 e enxaguar o interior até que os níveis diminuam.
O que eu preciso para limpar um tanque de armazenamento de água?
A maioria dos materiais de limpeza necessários para limpar um tanque plástico de armazenamento de água pode ser encontrada em sua casa. Limpezas mais profundas e completas podem exigir ferramentas menos comuns e, se você não conseguir alcançar todos os cantos do tanque com a mão, provavelmente precisará de algum tipo de extensor ou esfregão. A limpeza de um tanque de armazenamento de água exigirá o seguinte:
- Balde
- Esponja
- Alvejante líquido sem cheiro (proteção sem fibra)
- Pelo menos dois galões de água
- Luvas descartáveis
- Protetor ocular
- Opcional: bomba de depósito, aspirador de pó, vácuo úmido / seco ou toalha seca
- Opcional: lavadora de pressão
- Opcional: tiras de cloro
É uma boa ideia preparar a solução de alvejante antes de começar a limpar. Use uma colher de sopa de água sanitária para cada galão de água. Dois galões de solução devem ser suficientes, mas três ou quatro galões garantirão que você nunca acabe.
FONTE: https://g1.globo.com/
FONTE: https://www.r7.com/
FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/
FONTE: https://noticias.uol.com.br/