COMO SABER QUANDO SUBSTITUIR A BATERIA DO SEU CARRO
A melhor hora para substituir a bateria é antes do necessário. Mas como você sabe que é hora de substituir a bateria se ela ainda não acabou?
Claro, você pode notar alguns sinais de aviso comuns de bateria fraca, como:
- Manivela do motor lenta
- Luz de verificação do motor iluminada
- Estojo de bateria inchado e deformado
- Vazamento de fluido da bateria E se você não notar nenhum sinal de alerta? A sabedoria geral diz que você deve substituir a bateria do carro a cada três anos, mas muitos fatores podem influenciar sua vida útil. Você pode precisar de uma bateria nova antes da marca de três anos, dependendo do clima em que você mora e de seus hábitos de direção.
Considere o seu clima
As temperaturas extremas afetam a vida útil da bateria.
O clima quente e frio pode afetar negativamente a bateria.
Quando você sai em um dia superaquecido, corre o risco de ficar desidratado. O mesmo se aplica à bateria do seu carro.
Como o nosso corpo, as baterias dos automóveis dependem de líquidos para se manter em movimento. O calor sufocante do verão pode levar à evaporação da água no ácido da bateria do seu carro, resultando em desempenho reduzido, potência inicial abaixo da média e uma vida útil mais curta.
Além disso, as temperaturas escaldantes também podem afetar a sua bateria. Quando o calor aumenta e a água da bateria evapora, a probabilidade e a velocidade da corrosão aumentam, e a corrosão é uma das principais causas de esgotamento e mau funcionamento da bateria.
Mas espere! tem mais, assim como o tempo quente pode prejudicar a bateria do seu carro, o tempo frio também pode.
Quando o índice de calor se transforma em sensação térmica, sua bateria precisa trabalhar mais para gerar energia suficiente para manter seu carro funcionando sem problemas. O tempo frio também pode resultar em óleo de motor mais espesso, o que sobrecarrega a bateria.
Se você vive em um clima particularmente ou experimenta um inverno excepcionalmente frio, você pode considerar a substituição da bateria com mais frequência do que o recomendado. Uma verificação gratuita da bateria na sua mecânica de preferência pode ajudá-lo a determinar se a bateria está gasta. O meio do nada é o lugar errado para ter uma bateria fraca!
Reflita sobre seus hábitos de dirigir
O modo como você usa seu carro pode afetar a duração da bateria.
Se você sempre faz viagens curtas, como viagens diárias ao escritório e ao supermercado, por exemplo, sua bateria não tem tempo suficiente para recarregar totalmente entre as viagens. Isso pode levar à diminuição do desempenho.
Além disso, se seu carro ficar na garagem ou na garagem por longos períodos de tempo, a bateria continuará a descarregar passivamente, mesmo quando o motor não estiver ligado. A boa notícia é que esses hábitos de consumo de bateria são ótimas desculpas para fazer uma boa e velha viagem. Para o bem da bateria, sabe?
Cada quilômetro que você dirige com uma bateria ultrapassada está um centímetro mais perto de ficar preso. Se você está pensando em comprar uma bateria nova, não espere até que esteja perdido para substituí-la.