Jornal CN Goiás

Jornal CN Goiás O Jornal de quem quer e merece mais!

Sem categoria

Diagnóstico e substituição da embreagem

Diagnosticar o ruído da embreagem e da transmissão manual pode ser um diagnóstico difícil. Não há como conectar uma ferramenta de varredura ou olhar para dentro da caixa de proteção enquanto a embreagem está sob carga. O diagnóstico da embreagem requer lógica e compreensão de como as peças interagem.

As partes mais problemáticas de uma embreagem não são os componentes de fricção; são os componentes que engatam, desengatam e alinham o disco com a tampa e o volante. Esses componentes são essenciais para um trabalho de substituição de embreagem sem retorno.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Indicador de mostrador

A ferramenta mais importante para fazer a manutenção de uma embreagem é um indicador de mostrador. É a chave para medir o desvio, o jogo axial e o alinhamento da embreagem, motor e transmissão. Nunca tome isso como garantido ou deixe de usá-lo ao substituir uma embreagem. Usar um é muito mais barato do que perder tempo voltando.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Buchas e rolamentos piloto


Para verificar se há algum ruído na bucha do piloto, comece a ouvir o ruído após ligar o motor. Ouça se há ruído com o motor funcionando, a transmissão engatada e o pedal da embreagem no chão. A embreagem é liberada, mas a transmissão está engrenada, o que faz com que o virabrequim do motor gire em torno do eixo piloto da transmissão. O ruído nessas condições indica uma bucha ou rolamento piloto desgastado ou um rolamento de liberação desgastado.

Para isolar a bucha piloto ou rolamento do rolamento de desengate, mantenha o pedal da embreagem no chão e coloque a transmissão em neutro. Se o ruído persistir, o rolamento de liberação está com defeito, pois o eixo de entrada agora está livre para girar. Um ruído no rolamento que ocorre se você libera o pedal para engatar a embreagem enquanto está em ponto morto, mas desaparece quando o pedal é pressionado, é causado por um defeito no rolamento do eixo piloto da transmissão. Uma bucha que se arrasta ou emperra pode causar desgaste nas engrenagens durante as mudanças e pode levar ao desalinhamento do conjunto do cubo do disco da embreagem. Se a bucha ou rolamento travar completamente, é impossível desengatar a embreagem. O conjunto da transmissão e da embreagem deve ser removido para fazer a manutenção da bucha ou rolamento piloto e do rolamento de liberação da embreagem.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Rolamentos de lançamento


Não é possível testar a liberação de rolamentos de lançamento. É ainda mais difícil encontrar especificações. Sempre substitua o rolamento de escape sempre que a embreagem for removida para manutenção. Um rolamento de liberação defeituoso fará mais barulho quando uma carga for aplicada, como quando o pedal da embreagem é pressionado. Os garfos de embreagem sofrem muitos abusos. Inspecione todo o garfo da embreagem quanto a sinais de rachaduras, desgaste e fadiga do metal. Preste muita atenção às posições dos suportes do rolamento de desengate e dos pivôs do pino esférico e esteja ciente da conexão da articulação. O dedo e os pivôs podem se desgastar com o tempo. Procure uma articulação que incline o rolamento de desengate, causando desgaste irregular e impedindo o deslocamento suave. Se houver algum desgaste ou dano, substitua o garfo. Se um garfo danificado for reinstalado, ele pode comprometer a vida útil do disco da embreagem.

FONTE: https://www.metropoles.com/