7 COISAS QUE PODEM DRENAR A BATERIA DO SEU CARRO
Muitas coisas podem deixá-lo exausto, como uma dieta desequilibrada, um longo dia de trabalho ou até mesmo passar muito tempo com outras pessoas. E embora a bateria do seu carro provavelmente não vá a muitas reuniões sociais fora do horário de expediente, ainda há muitas outras coisas que podem deixá-lo com a mesma sensação de esgotamento.
O que drena a bateria de um carro?
Uma bateria de carro descarregada pode ser irritante, mas também pode ser evitada. Para ajudar a evitar o esgotamento da bateria, primeiro você deve saber o que causa isso. Portanto, coloque esses cabos jumper de lado e verifique essas sete coisas que podem explicar por que a bateria do seu carro continua morrendo.
1. Você deixou seus faróis acesos.
Se a bateria do seu carro continuar descarregando, a primeira coisa a verificar são as luzes. Muitos veículos mais novos possuem faróis projetados para desligar após um determinado período de tempo. Mas se o seu carro não tiver esse recurso, os faróis podem ficar acesos até que você os desligue ou até que a bateria do carro se esgote completamente.
2. Algo está causando uma “atração parasitária”.
Mesmo com o carro desligado, a bateria fornece energia para coisas como o relógio, o rádio e o sistema de alarme. Essas coisas não deveriam ter um grande impacto em sua bateria. O que pode descarregar a bateria de um carro quando ela está desligada, no entanto, são coisas como luzes internas, luzes de portas ou até fusíveis ruins.
Enquanto o motor está funcionando, o alternador recarrega a bateria, é por isso que você normalmente não precisa se preocupar com a bateria acabando enquanto você liga o rádio no caminho para o trabalho! Mas quando o motor está desligado, o alternador não consegue recarregar a bateria, permitindo que pequenos contratempos elétricos esgotem totalmente a bateria. O desgaste da bateria causado por essas coopsias elétricas é conhecido como empate parasitário.
Você pode ajudar a evitar a atração de parasitas apagando todas as luzes e certificando-se de que o porta-malas, o porta-luvas e as portas estejam totalmente fechados e travados antes de sair do carro.
3. As conexões da bateria estão soltas ou corroídas.
Os terminais positivo e negativo conectados à bateria podem às vezes se soltar com o tempo. Esses terminais também podem ficar corroídos. Se seus terminais ficarem soltos ou corroídos, você poderá ter problemas para dar partida no veículo porque sua bateria não pode transmitir sua energia corretamente! Você pode até mesmo perder o controle enquanto dirige ou danificar os componentes eletrônicos do veículo. Você pode ajudar a prevenir problemas relacionados à corrosão limpando regularmente os terminais da bateria do seu carro!
4. Está extremamente quente ou frio lá fora.
O tempo congelante de inverno e os dias quentes de verão podem causar problemas para a bateria do seu veículo. As baterias mais novas tendem a ter mais resistência a temperaturas sazonais extremas. Mas se a bateria for mais velha, o frio ou o calor intenso podem prejudicar seu desempenho ou até mesmo fazer com que ela acabe completamente! Se você notar que sua bateria está tendo dificuldade em enfrentar os elementos, entre no contato com uma mecânica para uma verificação da bateria, lá você encontrara técnicos automotivos que ajudarão a diagnosticar e solucionar o problema.
5. A bateria não carrega enquanto você dirige.
Seu carro depende da bateria quando você liga o motor. Mas quando o veículo está funcionando, a bateria depende do alternador para ajudá-la a se manter carregada. Se o seu alternador não estiver funcionando corretamente, ele não poderá alimentar a bateria de forma eficaz, o que pode dificultar a partida do carro, mesmo se você estiver apenas dirigindo!
Se o seu carro não der partida depois de dirigir, é possível que seja o seu alternador.
6. Você está fazendo muitos passeios curtos.
Ligar o motor consome uma quantidade enorme de energia da bateria, mas, como mencionado anteriormente, o alternador recarrega a bateria enquanto o motor está funcionando. Se você costuma fazer viagens curtas, o alternador pode não ter tempo suficiente para recarregar adequadamente a bateria entre as paradas, especialmente se você tiver uma bateria mais velha. No longo prazo, viagens curtas frequentes podem encurtar a vida útil da bateria do seu carro.
7. Sua bateria está velha.
Nada dura para sempre, incluindo a bateria do seu carro. Em alguns casos, a bateria do seu veículo pode durar até cinco anos, mas isso depende de onde você mora e de como dirige. Temperaturas extremas, viagens curtas frequentes e uso diário geral podem encurtar a vida útil da bateria para dois a três anos. Se a bateria do seu carro acabar rapidamente, mesmo depois de um salto inicial, pode ser hora de uma nova.
Verifique e substitua sua bateria
Você está cansado de usar os cabos de ligação sempre que precisa ligar o carro? Teste sua bateria gratuitamente uma mecânica perto de você. Diremos a você o quão saudável está sua bateria e quanta vida ainda resta nela. Além disso, nossa verificação completa de bateria e sistema elétrico pode ajudar a localizar o problema se algo estiver esgotando sua bateria. E se for hora de uma nova bateria, precisara instalar uma bateria interestadual confiável.